Economia
Concessões de crédito dessazonalizadas caem 1,9% em maio ante abril, diz BC
Em meio à demanda de empresas e famílias por financiamentos durante a pandemia do novo coronavírus, o Banco Central informou nesta segunda-feira que as concessões de crédito caíram 1,9% em maio ante abril na série dessazonalizada. No caso de pessoas físicas, essas concessões recuaram 2,1% e, no das empresas, subiram 0,9%.
Os números mostram ainda que, em maio, as concessões no crédito livre – que reúne operações que não utilizam recursos do BNDES ou da poupança – subiram 0,4%. No caso das pessoas físicas, houve queda de 2,3%. Para as empresas, a baixa foi de 4,1%.
Entre as concessões no crédito direcionado (recursos do BNDES e da poupança), houve recuo em maio ante abril, de 3,4%. Para as pessoas físicas, houve diminuição de 1,3%. No caso das empresas, o aumento foi de 17,3%.
Os números apresentados nesta segunda-feira pelo BC são influenciados pelos efeitos da segunda onda da pandemia de covid-19, que voltou a colocar em isolamento social parte da população e reduziu a atividade das empresas.
Autor: Fabrício de Castro e Célia Froufe
Copyright © 2021 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1MÚSICA
Edson e Hudson lançam álbum com clássicos sertanejos
-
2GUERRA
Ex-militar denuncia ataque com drone das Forças Armadas da Ucrânia contra mulheres durante evacuação
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Hospital Santa Rita inaugura nova Emergência com foco em acolhimento, tecnologia e cuidado integral
-
4INSCRIÇÕES
Inscrições abertas: Detran disponibiliza mais de 3.500 vagas para CNH do Trabalhador
-
5MANUTENÇÃO DA MAMATA
Presidente da Câmara Madson Luciano Monteiro contrata empresa de Coité do Nóia por R$2 milhões para manter contratados e driblar TAC do Ministério Público