Esportes
Bottas se revolta com punição: ‘Nesse esporte, todo mundo quer te ferrar’
Valtteri Bottas fez o segundo melhor tempo na sessão classificatória para o GP da Estíria, na Áustria. Contudo, o finlandês foi punido com a perda de três posições e vai largar em quinto. Ele rodou no pitlane em um caso que a direção de prova considerou “pilotagem perigosa”. O piloto da Mercedes se revoltou com a punição que afirmou ser exagerada.
“Pessoalmente, eu acho que foi muito dura. Eu nem imaginava que haveria punição por aquilo”, opinou o indignado Bottas. O episódio incomum que resultou na punição ao finlandês ocorreu no segundo treino livre, realizado nesta sexta. O piloto da Mercedes rodou sozinho no pitlane logo depois de deixar a área de pit stops de sua equipe e precisou do auxílio dos mecânicos da McLaren para voltar à posição correta do tráfego no local.
“Mas é claro que outros times sempre reclamam a respeito da segurança quando têm uma oportunidade e etc. E, por isso, fomos penalizados. Mas é assim que funciona. Nesse esporte, todo mundo quer te ferrar”, esbravejou.
Os comissários da prova argumentaram que a rodada aconteceu em uma tentativa do piloto de evitar perder tempo na saída do pitlane. O risco, segundo eles, foi ampliado pela presença de outras pessoas perto do carro.
“Bottas afirmou que, no passado, perdeu tempo na saída dos boxes. Então eles tentaram algo novo, que foi sair em segunda marcha. Como resultado, o giro do volante foi muito mais forte, e resultado inesperado. Ele não conseguiu controlar o carro corretamente. Isso deve ser considerado potencialmente perigoso, especialmente porque haviam pessoas por perto no pitlane”, justificou a FIA em comunicado.
A penalidade a Bottas significa que Lewis Hamilton largará em segundo lugar e seguirá o rival Verstappen na curva 1 quando as luzes se apagarem no domingo. Mas o finlandês disse que não esperava uma exibição tão sólida na qualificação.
“Sinceramente, acho que foi uma boa qualificação. Acho que estive um pouco perdido com a durante o fim de semana até agora, mas fui capaz de ir na direção certa”, resumiu. “Foi uma boa volta e estou satisfeito com isso. Claro que é uma pena eu ter sido penalizado”.
Copyright © 2021 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Seduc realiza 6ºconvocação do PSS de profissionais de apoio da Educação Especial
-
2CASO GABRIEL LINCOLN
Palmeira: Ministério Público ouve familiares e advogado de jovem morto em ação policial
-
3COMUNICAÇÃO
Clevânio Henrique lança projeto independente e deixa NN FM após dois anos; Microfone Aberto é transmitido por 4 emissoras em Arapiraca, Palmeira e Santana
-
4PODCAST
Ricardo Mota fez na entrevista o que sempre escreveu que o governador fazia nos bastidores: riu do "imperador" Julio Cezar.
-
5AVAL DA BANCADA DO CONFEITO
Prefeitura e Câmara de Palmeira ignoram Justiça e trocam terras da União avaliadas em R$1 milhão; FUNAI já acionou a assessoria jurídica sobre a permuta escandalosa