Alagoas

Rede Feminina de Combate ao Câncer promove melhorias através da Nota Fiscal Cidadã

18/06/2021
Rede Feminina de Combate ao Câncer promove melhorias através da Nota Fiscal Cidadã

A instituição atende, por mês, cerca de 160 pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Créditos: Ascom Sefaz-AL

Com a missão de acolher, integrar e reintegrar os portadores de neoplasias malignas na sociedade, há quase 20 anos, a Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC-AL) executa um trabalho de assistência a pessoas carentes em tratamento oncológico na Santa Casa de Misericórdia de Maceió.

A instituição sem fins lucrativos, localizada no centro da capital alagoana, atende por mês cerca de 160 pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) encaminhados pelo setor de Assistência Social do hospital, oferecendo três refeições, auxílio de enfermagem 24h, além de transporte para realização do tratamento. Além disso, os pacientes advindos de outros municípios são hospedados na Casa de Apoio Lenita Vilela durante o período de tratamento.

Sendo uma das 108 instituições sociais cadastradas na Campanha Nota Fiscal Cidadã (NFC) do Programa de Educação Fiscal da Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL), a RFCC-AL promove também a solidariedade através do apoio de voluntários que abraçam a causa dos pacientes com câncer.

A instituição social presta assistência a pacientes oncológicos da Santa Casa de Maceió

Inscrita desde o início da Nota Fiscal Cidadã e anteriores campanhas de Educação Fiscal da secretaria, a Rede Feminina de Combate ao Câncer vem promovendo diversas melhorias, como destaca a presidente da entidade, Maria Helena Russo.

“As melhorias foram muitas. Com os prêmios recebidos nos sorteios da Nota Fiscal Cidadã, pudemos realizar inúmeros avanços na instituição. Entre tantas ações, podemos destacar a aquisição de energia sustentável através das placas solares, construção de salas para o auditório e realização de projetos como o Brechó e Oficina de Arte. Tudo isso para oferecer uma assistência mais ampla aos nossos pacientes”, ressalta.

Além disso, com os recursos na NFC, também foram realizadas reformas e melhorias na parte física da entidade, jardim e santuário, pintura externa na instituição, aquisição de condicionador de ar e de equipamentos para o auditório e também de informática como computadores, etc.

A chefe de Educação Fiscal, Glácia Tavares, enfatiza a importância de contar com a parceria de entidades do terceiro setor que desenvolvem um trabalho necessário na assistência de pacientes com doenças malignas, como a RFCC-AL.

“A Rede Feminina de Combate ao Câncer desenvolve um papel de extrema relevância aos pacientes que estão passando por tratamento de oncologia através da quimioterapia. Eles estão conosco na Nota Fiscal Cidadã e têm aplicado os recursos de forma excelente, sempre de maneira que possa melhorar o atendimento aos seus assistidos”, destaca.

Além da hospedagem, alimentação e transporte, a RFCC-AL realiza atividades de recreação com os pacientes de forma semanal através do apoio de voluntários. A Rede Feminina serve cerca de 4.000 lanches por mês na Santa Casa e, durante a pandemia, está fazendo a entrega de kits de biscoito, bolo e suco no setor de Quimioterapia e Radioterapia do hospital. A entidade também realiza visitas no hospital Rodrigo Ramalho para pacientes em tratamento paliativo e assistência à pediatria oncológica que recebem lanches e travesseiros feitos pelas voluntárias da RFCC-AL.

Vale destacar que, além da opção de adotar a Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC-AL) como instituição beneficiada ao se cadastrar na Nota Fiscal Cidadã, qualquer cidadão pode ajudar a entidade fazendo doações diretas ou exercendo atividades voluntárias. Para ajudar, basta entrar em contato pelos números 3221-2081 e 98835-9142 ou pelo instagram @redefemininacanceralagoas. A instituição está localizada na rua Zacarias de Azevedo, 463, no Centro de Maceió.