Alagoas
Sesc Alagoas discutirá preconceito a pessoas idosas em evento digital

Dados do Disque 100, serviço de denúncia do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos (MMFDH), mostram que entre os meses de março e junho do ano passado foram registradas 25.533 denúncias de violência contra idosos em todo o País. Em 2019, o Disque 100 registrou 48.500 queixas de violência contra pessoas deste grupo. A maior parte das denúncias acontece em decorrência de atos violentos praticados por pessoas que fazem parte das famílias das vítimas, chegando a 83% dos casos.
Além disso, de acordo com o levantamento realizado pelo Disque 100, a mulher branca, com idade entre 76 e 80 anos e ensino fundamental incompleto, é a principal vítima desse tipo de violência. Para discutir os dados alarmantes e chamar a atenção da sociedade para a importância de debater e combater as situações de violência contra idosos, o Sesc Alagoas está promovendo uma programação de lives destinada ao Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, celebrado nesta terça-feira (15).

Velhofobia, um dos tipos mais comuns de violência contra idosos, será tema de live agendada para esta terça-feira (15), no perfil oficial da instituição no Instagram
A Velhofobia, um dos tipos mais comuns de violência contra idosos, será o tema da live agendada para esta terça-feira, às 15h, no perfil oficial do Sesc Alagoas no Instagram (@sescalagoas). O evento digital terá como convidada a terapeuta sistêmica, reikiana, psicanalista e CEO da Canguro – Desenvolvimento Humano, Carmem Rodrigues, e mediação da analista em Assistência e Saúde do Trabalho Social com Grupos (TSG-Idosos), Edneide Nunes.
“Na atualidade, falas cheias de preconceito e desrespeito às pessoas idosas são cada vez mais comuns, inclusive nas redes sociais. Diante da relevância do tema e buscando sensibilizar a sociedade para a empatia e o respeito ao envelhecimento humano com dignidade, conversaremos com a Carmem Rodrigues na live desta terça”, destaca Edneide.
A primeira live relacionada ao Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa foi realizada no dia 7 de junho, com a participação coordenadora de Assistência Social do Sesc/DF, Adriana Costa. O evento digital colocou em discussão o ageísmo, termo utilizado para designar o preconceito por idade.
Números locais
Em Alagoas, o Disque Denúncia da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) recebeu 56 denúncias referentes a situações de violência contra idosos, entre os meses de março e junho de 2020. Quando se compara os dados às denúncias registradas no mesmo período do ano anterior, há um aumento de 13%, já que, conforme o levantamento, entre os meses de março e junho de 2013, a SSP recebeu 46 denúncias referentes caso de violência contra pessoas idosas.
A maior parte das denúncias diz respeito a situações de negligência e de violência patrimonial. A maior parte das vítimas é composta por mulheres idosas e, geralmente, os crimes ocorrem dentro do próprio ambiente familiar das pessoas idosas.
Mais lidas
-
1HABEMUS PAPAM
Leão XIV: Cardeal Robert Francis Prevost é eleito novo Papa da Igreja Católica
-
2VATICANO
Quem é o cardeal de Chicago que pode 'unir todas as tribos' no conclave
-
3HONRARIA
Enfermeira e professora Heloísa Helena recebe título de Doutora Honoris Causa pela UFAL
-
4QUALIDADE DE VIDA
Arapiraca vai receber duas novas áreas de convívio social
-
5PALMEIRENSES APOIAM APP DE MOTO
População de Palmeira dos Índios reage contra tentativa de vereadores de restringir atuação do aplicativo 99