Após terem passado por uma capacitação promovida pelo Plano Nacional de Imunização em Alagoas (PNI/AL), as quatro cidades apresentaram condições técnicas e atenderam aos pré-requisitos exigidos pelo MS para realizar a vacinação com o imunizante na população.
Técnicos do PNI/AL monitoram os demais municípios que foram capacitados para receber, armazenar e aplicar os imunizantes da Pfizer. Ao averiguar as condições de cada cidade, o Programa Nacional de Imunização em Alagoas autoriza o envio das vacinas.
O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, ressaltou a importância do envio semanal de imunizantes por meio do Ministério da Saúde. “A chegada das vacinas todas as semanas vai permite que a imunização avance cada vez mais. Alagoas tem recebido as doses e as distribui para os municípios na sequência. A vacinação tem sido referência e já ultrapassamos um milhão de doses aplicadas”, reforçou o titular da pasta.
Retirada
Os imunizantes chegam congelados em temperatura entre -80° e -60° Celsius. Após o recebimento pelos técnicos PNI/AL, o lote é cadastrado no sistema do MS e armazenado em temperatura entre -25° e -15° Celsius.
Para fazer a retirada das doses dos imunizantes e dos insumos, as Secretarias Municipais de Saúde (SMSs) precisam solicitar o quantitativo pelo Sistema de Informações de Insumos Estratégicos (SIES). Em seguida, eles agendam previamente com a Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos de Maceió pelo e-mail: [email protected].
Com o novo lote enviado pelo MS, Alagoas já recebeu 1.540.770 de doses das vacinas CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer. Desse total, 1.059.488 de doses foram aplicadas, sendo 769.540 utilizadas como primeira dose e 289.948 como segunda dose da vacina contra a Covid-19.