Alagoas

Alagoas não possui irregularidades nos gastos com pandemia, diz CGU

28/05/2021
Alagoas não possui irregularidades nos gastos com pandemia, diz CGU

 

Desde 2020 o Portal da Transparência Graciliano Ramos disponibiliza aba especial para prestação de contas com gastos dos recursos da pandemia. Igame: Ascom Itec

Alagoas está na lista dos seis estados nos quais não foram encontradas irregularidades no uso de recursos no combate à Covid-19. A divulgação foi realizada pela Controladoria-Geral da União (CGU), que divulgou os dados à CPI da Pandemia. Boa parte desse sucesso se deve às ferramentas de tecnologia desenvolvidas pelo Instituto de Tecnologia em Informática e Informação (Itec) em parceria com a Controladoria-Geral do Estado.

O Portal da Transparência disponibiliza desde 2020 uma aba específica de prestação de contas de todos os recursos aplicados no combate à pandemia. Os cidadãos contam também com o e-SIC, ferramenta eletrônica do Serviço de Informação ao Cidadão, além do e-OUV, um sistema de ouvidoria totalmente automatizado.

“Esse resultado é fruto da parceria entre Itec e CGE. O Itec tornou possível a viabilização de ferramentas importantes para transparência como o Portal Graciliano Ramos, acesso à informação com o e-SIC, ouvidoria com o e-OUV e a CGE atuou para que esses sistemas fossem administrados com excelência em todo estado” explicou Edson Alves, analista da gerência de desenvolvimento (Gerd) do Itec.

Foram constatadas irregularidades em 20 estados e mais o Distrito Federal. Além de Alagoas, também não entraram na lista Paraná, Espírito Santo, Mato Grosso, Rio Grande do Norte e Santa Catarina. A CGU apontou prejuízo ao erário de R$ 164 milhões em 53 operações entre março de 2020 e abril de 2021.

Utilize as ferramentas de transparência do Governo de Alagoas. Acesse transparencia.al.gov.br para o Portal da Transparência Graciliano Ramos, e-sic.al.gov.br para solicitação de informação e e-ouv.al.gov.br para ouvidoria.