Os imunizantes foram enviados à sede do PNI/AL, com a escolta da Polícia Militar de Alagoas (PM/AL). Com a chegada das vacinas, os profissionais do PNI/AL já cadastram e acondicionam as doses recebidas a uma temperatura que varia entre -25°C e -15°C, para ter uma durabilidade maior. Nesta temperatura, as doses têm uma validade de até 14 dias.
Para o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, ao receber mais imunizantes, Alagoas segue fortalecendo a Campanha de Vacinação contra a Covid-19. “Vamos continuar com a campanha de imunização da população. Lugar da vacina contra a Covid-19 é no braço do alagoano. Seguimos com uma importante parceria dos municípios alagoanos para que a vacinação seja ampliada cada vez mais”, destaca o secretário.
Capacitação – Para assegurar o acondicionamento e aplicação correta da vacina Pfizer, que deve ser armazenada em temperatura diferenciada, a Sesau continua, esta semana, com a capacitação junto aos 102 municípios alagoanos. O treinamento, que foi destinado aos coordenadores municipais de imunização, coordenadores de Atenção Primária, enfermeiros e técnicos de enfermagem, acontece no auditório do Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau), no bairro Farol, em Maceió.
A capacitação está sendo realizada após a resolução número 22 da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que indicou os próximos municípios que irão fazer parte da segunda etapa de expansão da vacinação com a Pfizer.