Para o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, Alagoas continua tratando da vacinação como prioridade. “A imunização da população tem avançado. As vacinas continuam chegando ao Estado e o Governo de Alagoas distribui, sem perder tempo, para os municípios. É um esforço conjunto para que mais pessoas sejam imunizadas”, avalia.
As doses de AstraZeneca foram cadastradas no sistema do MS pelos técnicos do PNI/AL e depois armazenados na câmara fria, em uma temperatura entre 2° e 8° Celsius. Após o procedimento, os imunizantes serão enviados para as Centrais Estaduais de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos, localizadas em Maceió e Arapiraca, e ficarão à disposição dos 102 municípios alagoanos. Segundo a Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa) da Sesau, em breve serão divulgadas informações com as definições sobre distribuição, armazenamento, reserva estratégica e imunização.
A Sesau continua em contato com as secretarias municipais de Saúde, que devem fazer a requisição das doses e dos insumos por meio do Sistema de Insumos Estratégicos em Saúde (SIES). O agendamento pode ser realizado de forma antecipada com a Central de Distribuição de Maceió pelo e-mail: [email protected]; já com a Central de Distribuição de Arapiraca, o contato deve ocorrer através do e-mail: [email protected] .
Com esse novo lote de AstraZeneca, Alagoas recebeu 1.381.680 imunizantes enviados pelo Ministério da Saúde. Desse total, foram aplicadas 902.726 doses das vacinas CoronaVac, Pfizer e AstraZeneca, com 634.017 pessoas vacinadas com a primeira dose (D1) e 268.709 imunizadas com a segunda dose (D2).