Tanto o governador Renan Filho quanto o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, publicaram em suas redes sociais um informativo sobre a quantidade de doses destinadas às gestões municipais. Até a última sexta-feira (21), 39.195 doses das vacinas já haviam sido disponibilizadas às Secretarias Municipais de Saúde (SMSs).
Conforme a atualização deste sábado (22) do Programa Nacional de Imunização em Alagoas (PNI/AL), órgão ligado à Sesau, os municípios alagoanos continuam retirando os imunizantes após a realização do agendamento em [email protected] ou [email protected].
De posse dos imunizantes, as Secretarias Municipais de Saúde irão avançar ainda mais com a Campanha de Vacinação contra a Covid-19, vacinando pessoas com 59 e 58 anos de idade. Para isso, serão utilizadas doses da AstraZeneca nos 102 municípios alagoanos, e vacinas da Pfizer em Maceió e Arapiraca.
As doses da vacina Pfizer são exclusivamente para as cidades de Maceió e Arapiraca por causa das condições específicas de acondicionamento do imunobiológico. Isso porque, ele deve estar congelado em temperatura -25° a -15° Celsius ou -80° a -60° Celsius, e somente esses dois municípios estão em condições de armazenar dessa forma.
Das 1.285.180 doses recebidas por Alagoas e enviadas pelo Ministério da Saúde, a Sesau já distribuiu mais de 1 milhão de imunizantes aos municípios alagoanos. Foram aplicadas, até o momento, 868.874 doses, sendo 606.073 em pessoas vacinadas com a primeira dose e 262.801 que completaram o ciclo vacinal com a segunda dose.