Ontem (18) já recebeu a parcela quem tem final de Número de Identificação Social (NIS), número 01, hoje, final 02 e assim sucessivamente. O calendário segue até o dia 31 de maio, com o pagamento de quem tem final de NIS 0 (zero). As beneficiárias gestantes, que já estavam recebendo os R$ 100 reais, seguem esse mesmo calendário de pagamento.
“Devido à pandemia, precisamos escalonar as inscrições por faixa etária. As crianças com até dois anos começaram a ser cadastradas no dia 1º de abril, por iniciaram o recebimento agora em maio”, disse a superintendente de Avaliação e Gestão da Informação da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Seades).
SAQUE
Algumas famílias cadastradas ainda não receberam o cartão, que estão sendo entregues pelos Centros de Referência em Assistência (CRAS) dos municípios, podem fazer o saque diretamente nos caixas das agências da Caixa Econômica, apresentando um documento de identidade com foto e o número do NIS. “Foi criada uma conta específica para o recebimento das parcelas, que é diferente da conta do Bolsa Família, por isso é importante informar que é a conta do Cartão CRIA”, explicou Daniella.
Com pouco mais de três meses de lançado, o Cartão CRIA já beneficia 60 mil famílias com o pagamento de R$ 100,00 reais por mês para famílias que vivem na pobreza ou extrema pobreza. A meta é atingir 180 mil famílias até junho, com a abertura do cadastro para crianças de até 5 anos (60 meses) e novas gestantes. Os cadastros devem ser feitos nos CRAS, levando documento pessoais do responsável, comprovante de residência, número do NIS e certidão de nascimento da criança. No caso de gestante, é preciso levar a caderneta da gestante.