Alagoas
Ex-orientando de professor da Ufal é selecionado para doutorado na Irlanda
O incentivo e a confiança que um professor deposita em um aluno podem mudar o destino dele. Foi com isso que o professor Thales Vieira, do Instituto de Matemática (IM) da Ufal, abriu o caminho do seu orientando Maniru Ibrahim, um nigeriano com poucos recursos, mas muita vontade de aprender. Maniru lutou muito e, finalmente, conquistou o tão sonhado doutorado a partir de setembro deste ano.
“Maniru foi um aluno muito esforçado e dedicado, e, apesar de ter chegado com uma base ruim, evoluiu bastante e tem desenvolvido um excelente trabalho. Como frutos, conseguiu recentemente ser selecionado para um doutorado com bolsa na Science Foundation Ireland [SFI], que fica na Universidade de Limerick, Irlanda”, destacou Vieira.
O início dessa história foi durante um curso de verão de Álgebra Linear Numérica no programa de mestrado em Matemática recém-inaugurado em Lahore, no Paquistão. O professor Thales foi convidado para ministrar o curso no International Mathematics Master (IMM), com apoio do International Centre for Theoretical Physics (ICTP).
“O ICTP é uma instituição governada pela Unesco e foi fundada por Abdus Salam, laureado com o Nobel de Física. Essa instituição é focada na formação de novos cientistas em países em desenvolvimento”, contextualizou Vieira sobre como o convite de Abdus e do professor da Ufal, Krerley Oliveira, permitiu que ele cruzasse o caminho de Maniru: “Meu aceite em dar o curso foi motivado tanto pelo desejo de viver uma experiência única e conhecer novas culturas; quanto para ajudar, de forma voluntária, na formação de alunos provenientes de países onde dificilmente teriam outra oportunidade de ascensão social e acadêmica”.
O professor Thales conta que durante o curso, o aluno nigeriano se destacou e despertou interesse pela área de Ciência de Dados, que está relacionada à Álgebra Linear Numérica. Após o curso de verão, ele assumiu o desafio de orientar Maniru em seu mestrado e, a partir daí, a confiança no aluno fez toda diferença.
Maniru estava decidido a buscar um PhD internacional em Ciência de Dados e se inscreveu em dezenas de vagas. Nesse percurso, recebeu mais de 20 cartas de rejeição de diferentes lugares e não desanimou. Ele foi selecionado pelo Centro de Treinamento em Pesquisa em Fundamentos de Ciência de Dados da SFI para uma bolsa de doutorado totalmente financiada e vai cursar o tão sonhado PhD a partir de setembro deste ano.
“Posso dizer que há duas coisas mais importantes que aprendi nessa história. A primeira é que não se deve desanimar só porque tentou e falhou. Em segundo lugar, sempre pedir sugestões de quem tem experiência no que você quer fazer. Antes da entrevista [para a vaga], conversei com o professor Thales. Isso me ajudou muito”, descreveu o nigeriano.
Orgulhoso das conquistas do seu orientando, Thales Vieira espera que essa história inspire outras: “Maniru é um grande exemplo de como qualquer aluno, independente da origem e das limitações, pode evoluir com muito esforço e dedicação: proveniente da Nigéria, foi cursar um mestrado em Matemática no Paquistão e, agora, conquistou uma bolsa de doutorado na Irlanda”.
Mais lidas
-
1EXEMPLO A SER SEGUIDO
Enquanto regiões do Nordeste trocam asfalto por concreto para reduzir calor, municípios de Alagoas vão na contramão com cidades mais quentes
-
2BRICS
Caminho sem volta: BRICS impulsionou desdolarização do mercado mundial, opina analista
-
3VERGONHA EM PALMEIRA
Crise no Futebol: Prefeitura intensifica represálias contra CSE e “administrador de estádio” sem portaria de nomeação proíbe treinos noturnos
-
4GRANDE LÍDER
Luto: Alagoas dá adeus a Benedito de Lira
-
5O VICE
Vice-prefeito Henrique Alves Pinto (PP) assume a prefeitura da Barra de São Miguel