Esportes
Fifa suspende ex-presidente Joseph Blatter e Jérôme Valcke por mais seis anos
O suíço Joseph Blatter, ex-presidente da Fifa, e o francês Jérôme Valcke, ex-secretário-geral, foram punidos pela segunda vez pelo Comitê de Ética da entidade, agora a mais seis anos e oito meses, devido a irregularidades financeiras ocorridas durante os seus mandatos. O anúncio das novas penas foi feito nesta quarta-feira em uma comunicado oficial.
A sete meses de terminar a primeira suspensão, Blatter foi novamente condenado pela Fifa por, alegadamente, ter recebido subornos e bônus irregulares em contratos celebrados em 2010, e terá também que pagar uma multa no valor de um milhão de francos suíços (cerca de R$ 5,2 milhões) à entidade que comanda o futebol mundial.
Nesta condenação está igualmente incluído Jérôme Valcke, secretário-geral da Fifa durante os mandatos de Blatter, que foi suspenso por idêntico período. Assim como Blatter, o francês terá que pagar uma multa no valor de um milhão de francos suíços.
As novas condenações entram em vigor quando expirar o prazo das primeiras suspensões. O castigo de Blatter termina em outubro deste ano, enquanto que o de Valcke ainda vai durar até outubro de 2025.
Atualmente com 85 anos, Blatter está internado em um hospital na Suíça e, no início deste ano, chegou a estar em coma induzido durante uma semana, devido a problemas relacionados com uma cirurgia cardíaca realizada em dezembro de 2020.
Presidente da Fifa por 16 anos, Blatter renunciou em 2015 em meio a uma grande investigação de corrupção direcionada a vários altos funcionários da instituição. No mesmo ano, foi banido do futebol pelo Comitê de Ética por oito anos.
Copyright © 2021 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1REVIRAVOLTA
CSE anuncia pelas redes sociais continuidade da Diretoria para o Biênio 2025/2026
-
2MAIS DE 3 MIL INSCRITOS
Secretária confirma que ninguém recebeu comprovante de inscrição no Programa Minha Casa Minha Vida em Palmeira dos Índios
-
3POLÍTICA
PT de Lula e PL de Bolsonaro se unem em acordo para Fundo Eleitoral de quase R$ 5 Bilhões
-
4Expectativas e Bastidores
CSE de Palmeira dos Índios se prepara para eleição da nova presidência no dia 7
-
5REELEIÇÃO
Cidade do Ceará elege prefeito, vice e todos os vereadores do PT