Artigos

A Xícara do Padre

20/03/2021
A Xícara do Padre

Às vésperas de completar 88 anos, o renomado médico-escritor Judá Fernandes de Lima – natural de Viçosa – radicado na próspera Arapiraca, estreou na literatura alagoana com o cobiçado livro A Xícara do Padre, prefaciado pelo inquilino da Casa de Demócrito Gracindo J. F. da Costa Filho que expôs as qualidades do primo. E por isso deve-se reproduzir sua prosa.

          “Judá Fernandes embora confessando-se inexperiente nos trâmites da arte literária, cuidou de bem arrumar o material de que dispunha e, agora, oferece ao leitor um conjunto de interessantes histórias. A sua narrativa é agradável, límpida e corrente como as águas dos riachos em que se banhou, em sua infância, nas fazendas dos familiares, lá na velha Viçosa e Paulo Jacinto”.

          Filho da querida tia Gertrudes Magna Lima da Costa, irmã de minha saudosa genitora Maria Veiga Rocha (in memoriam), herdou da matriarca a arte de escrever. Aliás, ambas eram leitoras dos clássicos como Graciliano Ramos. E, por conseguinte, puxei a “Naninha” o sabor das letras, mesmo residindo na Fazenda Cavaco. Dela conquistei a busca pelo saber, a honestidade, e, sobretudo, a ética.

          Outrossim, o primo-irmão tornou-se o escritor das Famílias Veiga-Costa-Lima-Fernandes na contemporaneidade. Fora premiado em vários concursos literários em plagas deste Brasil abençoado por Deus. Beirando seus merecidos noventa anos, torna-se o neto mais longevo do pecuarista José Luís da Veiga Lima (18/05/1870 – 25/01/1945). Cujos restos mortais encontram-se enterrado dentro da Capela de São Lourenço, edificada pelo nosso trisavô Lourenço Ferreira de Melo Sucupira da Veiga, fundador da então Villa Lourenço, hoje, Paulo Jacinto.

          A Xícara do Padre Machadinho, pertencia outrora ao pároco da Terra do Menestrel das Alagoas, o talismã japonês passou a abrilhantar a mansão da escritora/assiste social Almira Fernandes, cara-metade desse excelso médico que serviu à Terra de Manoel André, bem como às cidades circunvizinhas.

             O autor é membro efetivo da Acala – Academia de Letra e Artes de Arapiraca, da vetusta Associação Alagoana de Imprensa, bem como de outros sodalícios de relevo. Focado na medicina e, ao mesmo tempo, um literato a serviço da cultura nordestina com o um todo. Desde cedo foi agraciado com sua privilegiada memória. Outras obras brotaram de sua excelsa inteligência.

          O noventão neto do capitão Cazuza, merece toda a atenção dos integrantes do clã dos Veiga de Paulo Jacinto. Dessa forma, comemorar-se-á a efeméride em grande estilo. Salve 25.03.2021!!!