Alagoas
Governador e prefeito discutem revitalização urbanística e projeto do VLT de Arapiraca
A convite do prefeito Luciano Barbosa, o governador Renan Filho conheceu, nesta segunda-feira (1), o Projeto Urbano Integrado do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) de Arapiraca. A proposta pode fazer parte de um grande programa integrado de mobilidade urbana, que será executado pela prefeitura, em parceria com o Governo do Estado.
“O prefeito vai concluir o estudo de viabilidade econômica e técnica nos próximos meses. Assim que esse estudo for concluído e atestar a sua viabilidade, vamos levar adiante os projetos. Mas vamos trabalhar paralelamente, porque uma coisa é o VLT e a outra é a revitalização urbanística de toda aquela área da linha do trem, que Arapiraca precisa fazer. Então, vamos trabalhar juntos. A revitalização urbanística está definida e buscaremos caminhos para integrar isso com o VLT”, explicou Renan Filho.
A apresentação aconteceu na sede da prefeitura de Arapiraca e contou com a presença de secretários municipais e de técnicos responsáveis pela elaboração do projeto do VLT. Foram apresentados cinco cenários. Em um deles, o Veículo Leve sobre Trilhos cortaria toda a área central de Arapiraca, se estendendo, por meio de um ramal, até o campus da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), totalizando 11,6 km de extensão. Esta proposta estaria orçada em R$ 259 milhões.
De acordo com os técnicos, o Projeto Urbano Integrado do VLT de Arapiraca orientaria o desenvolvimento urbano da cidade para os próximos 30 anos. Ele contemplaria a instalação de vias paisagísticas e ciclovias, além de projetos especiais, a exemplo da instalação de um complexo histórico-cultural, de uma estação de serviços e de parques lineares com praças conectadas.
Ainda segundo os técnicos, todo esse conjunto de projetos teria o poder de alavancar o desenvolvimento social e econômico de Arapiraca.
“Eu fiquei muito bem impressionado com a qualidade técnica do projeto e nós vamos trabalhar juntos”, assegurou Renan Filho ao prefeito de Arapiraca.
Luciano Barbosa aproveitou a ocasião para entregar ao governador os projetos desenvolvidos pela prefeitura para a execução de obras do Programa Pró- Estrada em Arapiraca, que vão contemplar a implantação dos acessos a povoados e a pavimentação de vias urbanas da área central, beneficiando os principais corredores de transporte da cidade, a segunda maior de Alagoas.
“Eu senti do governador muita atenção e muita vontade política. Temos dois projetos importantes que são o da Marginal do Riacho Piauí, que cria uma Área de Proteção Ambiental no Centro de Arapiraca; e a urbanização da Maurício Pereira com a linha do trem para a gente poder resgatar a ciclovia e fazer um projeto urbanístico mais consistente, que possa fazer com que a política de mobilidade urbana de Arapiraca se redifina. Dentro disso, temos a possibilidade de colocar novamente o VLT, que é um sonho antigo de nossa cidade”, declarou Luciano Barbosa.
Mais lidas
-
1LUTA PELA POSSE
Pequenos agricultores de Palmeira dos Índios se mobilizam para não perder suas terras
-
2CAMPEONATO ALAGOANO
CSE está sem caixa para pagar jogadores; clube estreia diante do CSA neste domingo
-
3ACÉFALA
Sem Secretário de Defesa Civil, gestão de Luisa Duarte abandona Palmeira dos Índios à própria sorte em meio ao caos causado pelos temporais
-
4POLICIAL FOI ATINGIDA
Agente socioeducativo morre em troca de tiros com a PC, na Praça dos Martírios, centro de Maceió
-
5ESTUPRO DE VULNERÁVEL
Pai é preso acusado de estuprar filha menor de idade, na cidade do Pilar