Artigos
Mens sana in corpore sano
Expressão latina que significa: Mente sã corpo são. É como me sinto ao completar meus setenta cinco anos (03.02.2021). A efeméride foi comemorada In Family. Isto é, esposa Aurilene Morais da Veiga; filha primogênita Vanessa Pollyanna; Professora Seune e Fama; administradora-advogada Vanissa Veiga; netos Hugo Daniel/Kennedy Veiga. E, principalmente, In memoriam Francis Lawrence Morais da Veiga meu filho caçula.
Ao escrever minha autobiografia, registro que cheguei à capital de Maceió pelas mãos do meu querido irmão Dr. Cícero Veiga, radicado no vizinho Estado de Sergipe, onde serviu à altura nos governos de Augusto Franco/Albano Franco ao longo de sua estada na Terra de Fausto Cardoso.
Graduei-me em Ciências Econômicas, especializei-me em Planejamento Governamental pela Sudene. A convite do saudoso professor-economista Evilásio Soriano de Cerqueira, ex-secretário de Planejamento, fui contratado como técnico da então Seplan. Desenvolvi vários projetos, e, ao mesmo tempo, dei modesta contribuição ao profícuo governo do saudoso Guilherme Palmeira.
Por indicação do presidente do Corecon/AL – Marcos Calheiros, lecionei por mais de duas décadas no Cesmac. Lá, ensinei várias gerações de economistas que estão servindo ao Estado como um todo. Diga-se, de passagem, uma experiência muito válida na minha vida profissional. E, portanto, sinto-me contente na peleja da vida.
Publiquei meia dúzia de livros, plantei várias árvores, fiz uma legião de amigos na caminhada. Hoje, colaboro com os Semanários: A Notícia, de Wellington Senna, Tribuna do Sertão do Dr. Ivan Barros e, finalmente, Tribuna Independente capitaneada pelo economista José Paulo Gabriel dos Santos. Evidentemente, conto com a aquiescência do Editor-geral do Diário, Ricardo Castro.
Integro com muita honra, as Academias dos Magistrados (sócio honorário), a ACALA, Academia Pilarense de Letras, Academia Palmeirense de Letras, a Ordem Nacional dos Escritores, Associação Brasileira de Imprensa (ABI), e outros sodalícios de relevo.
Considero-me um vencedor na cidade grande. Sem falsa modéstia, tornei-me Cidadão Honorário da capital, pela Egrégia Câmara Municipal de Maceió. Tornei-me jornalista profissional, tendo colaborado com a imprensa local desde o início da década de setenta. Francis Bacon sentencia: Escolher o tempo é aproveitar o tempo.
Por fim, agradeço a Nossa Senhora das Graças, Padroeira de Paulo Jacinto, que me concedeu a vida no estuário do Valle do Parayba. Aos amigos, meus agradecimento pela generosidade recebida.
Mais lidas
-
1DEFESA
Análise: Índia tem equipamentos mais eficientes do que caças Tejas Mk1A a oferecer ao Brasil
-
2INDÚSTRIA BÉLICA
Capital privado não 'está à altura' de sanar Avibras e Estado tem que agir rápido, diz analista
-
3FEMINÍCIDIO OU SUICÍDIO?
Defesa de PM contesta feminicídio e alega suicídio de esposa em hotel de Palmeira dos Índios
-
4AUTOMÓVEL
Yuan Pro é a aposta da BYD para atrair o público jovem
-
5JORNADA DE TRABALHO
Fim da escala 6x1: 12 países que testaram com sucesso a redução na jornada de trabalho