Economia
Economia confirma reunião entre Guedes e Lira para tratar de autonomia do BC
O Ministério da Economia confirmou na manhã desta segunda-feira, 8, que o ministro Paulo Guedes se reunirá no começo da noite com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), para tratar da votação do projeto de autonomia do Banco Central, prevista para essa semana. O presidente da autoridade monetária, Roberto Campos Neto, também é esperado no encontro, marcado para às 18h30 no gabinete de Lira.
Guedes e Campos Neto já se encontraram na manhã desta segunda com o novo relator do projeto na Câmara, Silvio Costa Filho (Republicanos-PE). Menos de uma semana após ter sido indicado por Lira para relatar o projeto, o deputado já apresentou um parecer prévio favorável à aprovação do texto.
A autonomia operacional do BC – com mandatos fixos de quatro anos para o presidente e os diretores da instituição – é uma das prioridades da extensa agenda econômica acertada entre Guedes e Lira.
O relatório de Costa Filho mantém os principais pontos do Projeto de Lei Complementar nº 19 aprovado em novembro do ano passado, no Senado. Entre eles, o estabelecimento de nova meta para o BC, além do combate à inflação: fomentar o pleno emprego.
No parecer, Costa Filho lembrou a crise econômica gerada pela pandemia de covid-19 e se declarou favorável à aprovação da autonomia do BC.
Segundo ele, a autonomia vai favorecer o combate à inflação no Brasil, a busca do pleno emprego, a queda de juros e adequar o País a padrões internacionais.
Autor: Eduardo Rodrigues
Copyright © 2021 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1MÚSICA
Edson e Hudson lançam álbum com clássicos sertanejos
-
2GUERRA
Ex-militar denuncia ataque com drone das Forças Armadas da Ucrânia contra mulheres durante evacuação
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Hospital Santa Rita inaugura nova Emergência com foco em acolhimento, tecnologia e cuidado integral
-
4INSCRIÇÕES
Inscrições abertas: Detran disponibiliza mais de 3.500 vagas para CNH do Trabalhador
-
5MANUTENÇÃO DA MAMATA
Presidente da Câmara Madson Luciano Monteiro contrata empresa de Coité do Nóia por R$2 milhões para manter contratados e driblar TAC do Ministério Público