Economia

Bolsas da Europa operam na maioria em alta, em dia importante no Brexit

09/12/2020
Bolsas da Europa operam na maioria em alta, em dia importante no Brexit

As bolsas da Europa mostram ganhos em sua grande maioria, nas primeiras horas do pregão desta quarta-feira. Após fecharem sem sinal único ontem, os índices sobem com a perspectiva de vacinas contra a covid-19 e também de um dia importante nas negociações comerciais entre Reino Unido e União Europeia. O avanço do novo coronavírus, contudo, continua no radar como ameaça importante, com a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, defendendo mais restrições à circulação para conter a crise de saúde.

Notícias recentes em geral positivas sobre vacinas contra a covid-19 têm apoiado o humor de investidores. Analistas alertam, contudo, que a logística para a aplicação será complexa, sobretudo nos meses iniciais, e com isso o impacto econômico direto pode demorar mais. Hoje, Merkel adotou tom cauteloso, ao defender mais restrições à circulação em toda a Alemanha diante dos números da pandemia. Nesse contexto, o Banco Central Europeu (BCE) se reúne nesta quinta-feira (10) e a expectativa, segundo o ING, é de mais relaxamento monetário para contrabalançar a fraqueza.

Na agenda de indicadores, a Alemanha teve alta de 0,8% em outubro ante setembro nas suas exportações, abaixo da previsão de aumento de 1,4% dos analistas ouvidos pelo Wall Street Journal.

No noticiário, o Brexit é um dos principais focos. Hoje, o premiê britânico, Boris Johnson, deve ir a Bruxelas negociar com o comando da UE. As partes chegaram a um acordo preliminar nesta semana, mas persistem divergências.

Às 6h45 (de Brasília), a Bolsa de Londres subia 0,52%, Frankfurt avançava 0,85% e Paris, 0,30%. Na contramão da maioria, Milão recuava 0,11%. Madri tinha alta de 0,31% e Lisboa avançava 0,65%. No câmbio, o euro subia a US$ 1,2121 e a libra operava com ganhos, em US$ 1,3442, recuperando-se de perdas recentes, mas com o noticiário do Brexit como fator importante para a divisa britânica.

Autor: Gabriel Bueno da Costa
Copyright © 2020 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.