Alagoas
Empoderamento feminino: Jó Pereira é uma das embaixadoras de movimentos nacionais que chegam a AL
A deputada estadual Jó Pereira será uma das embaixadoras da Liga das Mulheres Eleitoras do Brasil (Libra) e da Virada Feminina em Alagoas. O convite foi feito nesta sexta-feira (27), durante uma entrevista à jornalista Cléa Paixão, para o programa “As Marias do Brasil”, exibido no Youtube e na TV União Brasília.
No encontro, ocorrido no gabinete da parlamentar, na Assembleia Legislativa, a jornalista – e autora do livro “A influência da mulher no mundo” – apresentou para Jó Pereira o histórico e as propostas da Liga e do movimento, cujo lançamento e cerimônia de posse da diretoria em Alagoas estão previstos para março de 2021, na sede do Poder Legislativo.
Já o evento anual da Virada Feminina, que acontece em vários estados do país, será realizado em 15 de maio (Dia Internacional da Família), em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Alagoas (Fiea), na Casa da Indústria, em Maceió. A ação será nos mesmos moldes da que acontece na Fiesp de São Paulo.
A Liga e a Virada Feminina serão presididas por Cléa Paixão em Alagoas, juntamente com outras lideranças femininas locais, entre elas a professora Cícera Pinheiro (assessora da Secretaria Nacional de Atenção à Primeira Infância, do Ministério da Cidadania), na vice-presidência.
Jó Pereira e a Bancada Feminina do parlamento irão participar da organização da posse da diretoria da Libra Alagoas, em março do próximo ano, e da instalação da entidade e do movimento no estado.
Libra e Virada Feminina
Apartidária, a Libra é uma associação de mulheres fundada nos EUA, que teve Hillary Clinton como presidente. No Brasil a entidade é sediada em São Paulo e presidida por Marta Lívia Suplicy, também idealizadora e presidente nacional da Virada Feminina.
O foco da Liga é a educação política das mulheres, estimulando a entrada e a presença feminina no ambiente político, por meio de cursos de formação, entre outras ações.
Também apartidária, a Virada Feminina é um movimento global realizado em prol do empoderamento feminino, surgido em São Paulo, em 2017, como complemento da Libra. A proposta primordial é colocar em prática os projetos idealizados e, no dia do evento, são ofertados diversos serviços na área da saúde, palestras, ações de combate à violência contra as mulheres e oficinas sobre temas diversos (empreendedorismo, saúde, educação, política, ação social), entre outros.
Das discussões levantadas no evento anual já saíram projetos de leis aprovados pela Câmara dos Deputados e políticas públicas adotadas pela Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres.
As Marias do Brasil
Durante o programa, cuja proposta é mostrar mulheres inspiradoras para fortalecer outras mulheres, Jó abordou seu ingresso e sua trajetória na política, tendo sido a parlamentar eleita com maior número de votos em 2018.
Ela também falou sobre a importância da presença feminina nos espaços de tomada de decisões e sobre suas principais bandeiras, a exemplo da defesa dos direitos das mulheres, da educação, saúde, agricultura familiar e combate à extrema pobreza.
O programa será exibido no dia 20 de dezembro deste ano, às 13h30, na TV União Brasília e no YouTube “As Marias do Brasil”.
Mais lidas
-
1LUTA PELA POSSE
Pequenos agricultores de Palmeira dos Índios se mobilizam para não perder suas terras
-
2CAMPEONATO ALAGOANO
CSE está sem caixa para pagar jogadores; clube estreia diante do CSA neste domingo
-
3POLICIAL FOI ATINGIDA
Agente socioeducativo morre em troca de tiros com a PC, na Praça dos Martírios, centro de Maceió
-
4FUTEBOL
Fortaleza contrata Kuscevic, ex-Palmeiras, de forma definitiva e cede Bruno Melo ao Coritiba
-
5ESTUPRO DE VULNERÁVEL
Pai é preso acusado de estuprar filha menor de idade, na cidade do Pilar