Alagoas
Quilombo dos Palmares é destaque de livro lançado pelo historiador Zezito Araújo
O historiador e autor, Prof. Me. Zezito Araújo, está lançando o livro “Quilombo dos Palmares – Negociações e Conflitos”. A solenidade de lançamento aconteceu na quarta-feira (18), às 19h, em uma plataforma digital. A publicação celebra os 40 anos do Memorial Zumbi dos Palmares e a retomada da Serra da Barriga pelo Movimento Negro brasileiro.
Em agosto de 1980, em Alagoas, ativistas do movimento negro e representantes de instituições públicas, municipal, estadual e federal, criaram o Conselho Geral do Memorial Zumbi.
O objetivo foi recontar a História do Quilombo dos Palmares, a partir da História da população negra na diáspora, concretizada com o tombamento da Serra da Barriga em 1985.
O Prof. Me. Zezito de Araújo destaca, que “na trajetória de uma História Negra, contada e reescrita por nós negros e negras, retomei a História do Quilombo dos Palmares, mostrando a importância da sociedade palmarina para a compreensão da formação da sociedade brasileira. De forma didática, ressalto aspectos importantes, negado ou negligenciada pela história oficial, para possibilitar aos leitores analisar a história palmarina sob nova ótica. Destaco as negociações entre quilombolas e senhores de engenho, o acordo de paz assinado realizado entre Ganga Zumba e a Coroa portuguesa; a luta pela posse das terras quilombolas, que foi a razão principal para a destruição da sociedade palmarina”, detalha.
Além do autor da obra, também estarão presentes no lançamento o historiador Prof. Dr. Douglas Apratto Tenório, o coordenador geral de extensão Prof. Dr. Rodrigo Guimarães, o Prof. Me. Lepê Severino do Ramo Correia, de Pernambuco, além do diretor da Eduneal Prof. Renildo Ribeiro. A obra está sendo lançada em uma parceria ente a Editora Cesmac e a Editora da Universidade Estadual de Alagoas – Eduneal.
40 anos da retomada da serra da barriga
O prefessor Zezito Araújo disse que esse ano, movimento negro brasileiro celebra os 40 anos da retomada da Serra da Barriga “Estamos celebrando nesse ano, os 40 anos da retomada da Serra da Barriga pelo Movimento Negro brasileiro. Em agosto de 1980, aqui em Alagoas, ativistas do movimento negro e representantes de instituições públicas, municipal, estadual e federal, criaram o Conselho Geral do Memorial Zumbi, com o objetivo de recontar a História do Quilombo dos Palmares, a partir da História da população negra na diáspora.
Esse objetivo se concretizou com o tombamento da Serra da Barriga em 1985.
Na trajetória de uma História Negra, contada e reescrita por nós negros e negras, retomei a História do Quilombo dos Palmares, mostrando a importância da sociedade palmarina para a compreensão da formação da sociedade brasileira. De forma didática, ressalto aspectos importantes, negado ou negligenciada pela história oficial, para possibilitar os leitores analisar a história palmarina sob nova ótica. Destaco as negociações entre quilombolas e senhores de engenho, o acordo de paz assinado realizado entre Ganga Zumba e a Coroa portuguesa; a luta pela posso das terras quilombolas, que foi a razão principal para a destruição da sociedade palmarina”, finalizou.
Mais lidas
-
1LUTA PELA POSSE
Pequenos agricultores de Palmeira dos Índios se mobilizam para não perder suas terras
-
2CAMPEONATO ALAGOANO
CSE está sem caixa para pagar jogadores; clube estreia diante do CSA neste domingo
-
3'TIA' SEM FORÇAS
Luisa Duarte reforça domínio do ex-"imperador" com novas nomeações e continuidade do passado: Nomes na SMTT e Guarda Municipal são mantidos
-
4POLICIAL FOI ATINGIDA
Agente socioeducativo morre em troca de tiros com a PC, na Praça dos Martírios, centro de Maceió
-
5FUTEBOL
Fortaleza contrata Kuscevic, ex-Palmeiras, de forma definitiva e cede Bruno Melo ao Coritiba