Economia
ANP aprova minuta recriando Comissão de Conflito das Agências Reguladoras
A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) aprovou a minuta que recria a Comissão de Conflito das Agências Reguladoras dos Setores de Energia, criado em 2011 e extinto no ano passado pelo governo Bolsonaro.
A função do comitê é resolver conflitos entre prestadores de serviços públicos nos setores de energia elétrica, telecomunicações, transporte de petróleo e gás, entre outros, que ficaram parados desde a sua extinção.
“A recriação da Comissão de Conflitos é necessária para a retomada da instrução dos processos de resolução de conflitos relativos ao compartilhamento de infra estruturas dos setores de energia, telecomunicações e combustíveis interrompidos desde a criação do decreto 13.848/2019, conhecida como Lei Geral da Agências Reguladoras”, explicou a ANP.
A resolução que recria o Comitê será publicada após aprovação pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Entre outros, o Comitê analisa anualmente cerca de 250 conflitos que envolvem faixa de ocupação de postes, preços de compartilhamento, inadimplência com cláusulas contratuais, regularização de número de pontos contratados entre empresas do setor elétrico e de telecomunicações, entre outras questões que envolvem as três agências.
Autor: Denise Luna
Copyright © 2020 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1OBITUÁRIO
Nota de Falecimento: Morre o Coronel Amaral, ex-secretário de Segurança Pública de Alagoas e referência do setor agropecuário no Sertão
-
2REAÇÃO
Recibo de cabaré com “tarifa do Trump” viraliza nas redes sociais
-
3POLÍTICA EM EVOLUÇÃO
Lula sela indicação de Marluce Caldas ao STJ em encontro com Lira, Renan Filho e JHC no Alvorada
-
4HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
5MORTE
Cânion Fortaleza: como é o parque no RS onde menina de 11 anos caiu e morreu