Economia
Atividade na Região Norte sobe 6,7% no trimestre até agosto, mostra BC
A atividade econômica da Região Norte avançou 6,7% no trimestre encerrado em agosto deste ano, retornando ao patamar observado no período pré-crise. A informação é do Boletim Regional do Banco Central (BC), divulgado nesta sexta-feira, 13.
De acordo com o BC, a recuperação na região ocorre de forma mais intensa do que nas demais, com destaque para os indicadores na indústria, comércio, serviços e, também, no mercado de trabalho.
“Os principais indicadores econômicos evidenciam expressiva recuperação na atividade econômica da Região Norte no trimestre encerrado em agosto, após os impactos provocados pela pandemia da covid-19”, diz o documento.
No trimestre, houve crescimentos de 4,9% no Pará e de 16,8% no Amazonas (Estado com forte contração no trimestre anterior, -16,1%). No mês, o IBCR-N registrou estabilidade, “sinalizando alguma acomodação da atividade”.
O Banco Central ressaltou que o maior ritmo de recuperação refletiu a flexibilização do isolamento social a partir do fim de maio e as medidas do governo destinadas à recomposição da renda.
“Informações mais tempestivas sinalizam estabilidade do comércio varejista e relativa melhora nos serviços em setembro e outubro. O Norte foi a primeira região a apresentar o volume de vendas superior ao período pré-pandemia em todos os setores acompanhados, destacando-se o crescimento das vendas de material de construção”, completa o boletim.
Autor: Lorenna Rodrigues
Copyright © 2020 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1CASO GABRIEL LINCOLN
Palmeira: Ministério Público ouve familiares e advogado de jovem morto em ação policial
-
2OPERAÇÃO PF
Polícia Federal investiga desvio de recursos públicos federais em Alagoas
-
3OBITUÁRIO
Adeus a Enaldo Marques: setor produtivo alagoano lamenta a perda do empresário e líder do CRB
-
4EDUCAÇÃO
Seduc realiza 6ºconvocação do PSS de profissionais de apoio da Educação Especial
-
5PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Tia exonera sobrinho, irmão do ex-prefeito imperador; ele está envolvido em denúncias de contratação irregular de trabalhadores