Economia
Oneração da folha gera ‘barreira de possibilidade de produção’, diz Guedes

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse nesta quinta-feira, 29, que o Brasil está dentro de uma “barreira de possibilidade de produção” ao perpetuar distorções como a oneração da folha de salário. Guedes chamou o tributo de “cruel, absurdo e ineficiente”, defeitos que, segundo ele, são todos imputados ao imposto sobre pagamentos, defendido pelo ministro como uma opção de fonte de recursos em troca da desoneração da folha.
“Distorções, imposto cruel, absurdo, ineficiente, que tem todos os defeitos imputados ao imposto digital, são cumulativos, regressivos, discriminatórios, e os lobbys não deixam a população enxergar isso”, disse Guedes na Comissão Mista do Congresso Nacional para o acompanhamento de medidas contra a covid-19.
Mais cedo, o ministro afirmou que pode-se declarar a ideia de tributo sobre pagamentos “extinta”, mesmo após passar vários minutos defendendo a criação do imposto.
Guedes ainda defendeu que, com práticas mais simples, como a desburocratização, simplificação de impostos, melhora na logística e na competição, é possível fazer um país crescer “5%, 6%”. “Fazer um milagre durante seis, sete anos”, disse. “Mas estamos dentro de uma barreira de possibilidade, colocamos tantas restrições”, comentou.
Mais lidas
-
1HONRARIA
Enfermeira e professora Heloísa Helena recebe título de Doutora Honoris Causa pela UFAL
-
2QUALIDADE DE VIDA
Arapiraca vai receber duas novas áreas de convívio social
-
3DEBATE
Arapiraca recebe secretários municipais de Educação para debater programas e fortalecer ensino étnico-racial
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara rejeita requerimentos sobre gastos da Guarda Municipal e relação de contratos de locação de imóveis da Prefeitura: transparência enterrada por 10 a 1
-
5APELO
Rio Largo: empresário clama por ações para revitalizar o comércio e atrair investimentos