Alagoas
Sebrae e Instituto Terra Viva lançam convênio Ser.Tão Mulher Juventude
O fortalecimento do empreendedorismo feminino no Sertão de Alagoas é o foco do convênio Ser.Tão Mulher Juventude, iniciativa realizada por meio de uma parceria firmada entre o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Alagoas (Sebrae Alagoas) e o Instituto Terra Viva (ITV). O lançamento do convênio ocorreu em evento digital realizado na manhã desta terça-feira (6), com a participação do superintendente do Sebrae Alagoas, Marcos Vieira, e do presidente do ITV, Ricardo Ramalho.
O Ser.Tão Mulher Juventude tem por objetivo viabilizar agregação de valor à produção agrícola realizada no Sertão de Alagoas, além de estimular o protagonismo da mulher agricultora em atividades ligadas ao cultivo de alimentos nos municípios de Delmiro Gouveia, Pariconha, Água Branca e Inhapi. Ao todo, o convênio irá beneficiar 200 mulheres com a realização de cursos, palestras, oficinas, missões técnicas, caravanas, feiras e unidades de produção familiar nas áreas de produção orgânica de frutíferas, olerícolas, sementes e grãos. O desenvolvimento das atividades acontecerá durante um período de 36 meses.
“Essa iniciativa é fruto de um edital do Fundo Socioambiental da Caixa Econômica Federal para projetos que pudessem gerar impactos positivos em comunidades de baixo Índice de Desenvolvimento Humano. O Instituto Terra Viva teve o seu projeto aprovado entre mais de 300 propostas apresentadas, primeiramente pelo público-alvo escolhido: são mulheres do Sertão alagoano que serão protagonistas de uma nova história de inclusão produtiva”, disse o superintendente do Sebrae Alagoas, Marcos Vieira.
Durante o evento, o gestor do Sebrae Alagoas destacou a importância do convênio para a produção sustentável de alimentos e geração de renda na região. “As mulheres trabalharão com sistemas agroflorestais e com energia solar, uma experiência pioneira quanto à organização da produção e ao uso racional das águas do Canal do Sertão, recompondo o bioma da região e contendo a acelerada desertificação provocada pela destruição da Caatinga. Além disso, essa produção orgânica certamente também reforçará os rendimentos das famílias desses públicos envolvidos”, afirmou.
Marcos Vieira também aproveitou a oportunidade para reforçar o compromisso da instituição com o fortalecimento do empreendedorismo feminino em Alagoas, sobretudo no meio rural. “O Sebrae, entendendo a importância do Ser.Tão Mulher Juventude, torna-se parceiro dessa extraordinária iniciativa que irá agregar valor aos produtos da agricultura familiar, estimulando o empreendedorismo feminino no campo”, destacou.
Para o presidente do Instituto Terra Viva, Ricardo Ramalho, além de incentivar o empoderamento da mulher sertaneja no campo, o convênio tem o intuito de projetar as potencialidades do Canal do Sertão. “O Ser.Tão Mulher quer se transformar em um instrumento de libertação dessas mulheres trabalhadoras, obstinadas e que querem melhorar a qualidade de vida de suas famílias e, consequentemente, de toda a região, que possui um dos IDHs mais baixos de todo o país. O caráter inovador do Ser.Tão Mulher fez com que ganhássemos esse concorrido edital e o convênio também está contribuindo para visibilizar melhor o potencial do Canal do Sertão, que pouca gente conhece”, defendeu.
Durante o lançamento do convênio, o diretor técnico do Sebrae Alagoas, Vinícius Lages, abordou algumas dificuldades enfrentadas pela mulher empreendedora, sobretudo no campo. “Nos estudos mais recentes que o Sebrae fez em relação às mulheres empreendendo, nós percebemos que a condição feminina tem uma série de barreiras. Elas são educadas para pensar que talvez elas não sejam adequadas para desenvolver certas atividades. Então, o desafio grande que as mulheres têm é superar essas crenças limitantes e acreditar que, sim, é possível, através de capacitação e aquisição de competências, elas poderem empreender, assim como os homens empreendem”, ressaltou.
“As mulheres têm mais estudo do que os homens na média do Brasil, no entanto, elas faturam 22% a menos. Os negócios que as mulheres participam têm menor valor agregado. A maioria empreende por necessidade em relação aos homens, que empreendem mais por vocação e por identificar oportunidades. Além disso, elas têm menos tempo para dedicar ao trabalho, têm dupla jornada e tripla jornada, em alguns casos. Então, esse convênio tem uma ação de afirmação positiva em relação a acolher mulheres empreendedoras, mulheres que vão protagonizar o seu próprio desenvolvimento humano e o desenvolvimento econômico dessas diferentes localidades”, acrescentou o diretor técnico do Sebrae Alagoas.
Durante o período de execução, o Ser.Tão Mulher Juventude espera viabilizar prestação de serviços de assistência técnica e de extensão rural para 18 Unidades de Experimentação (produção familiar), realização de 176 eventos de capacitação em Sistemas Agroflorestais (SAFs), criação de Organizações de Controle Social (OCS), amplo incentivo e acompanhamento técnico voltado ao crédito rural em Agroecologia, além da criação de uma feira em cada município contemplado pelo convênio e da realização de 12 caravanas para divulgação, fortalecimento e compartilhamento de experiências.
Atendimento remoto e presencial do Sebrae
Os empresários da pequena empresa podem contar com o atendimento do Sebrae de forma remota e presencial, na sede, em Maceió, e nas Agências Integradas localizadas nas cidades de Arapiraca, Penedo e Delmiro Gouveia. A equipe do Sebrae está mobilizada para atender as demandas dos empresários, que também podem contar com a estrutura de cursos online e gratuitos do portal EAD Sebrae com mais de 100 opções de cursos, basta acessar https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline.
O empresário pode entrar em contato com a instituição pelos canais remotos e digitais, como o portal sebrae.com.br/alagoas, 0800 570 0800, telegram t.me/sebraealagoas, whatsapp 0800 570 0800, chat e e-mail fale.sebrae.com.br, instagram @sebraealagoas, twitter @sebraealagoas, facebook /SebraeAlagoas, youtube @sebraealagoas e o linkedIn Sebrae Alagoas.
Mais lidas
-
1LUTA PELA POSSE
Pequenos agricultores de Palmeira dos Índios se mobilizam para não perder suas terras
-
2CAMPEONATO ALAGOANO
CSE está sem caixa para pagar jogadores; clube estreia diante do CSA neste domingo
-
3'TIA' SEM FORÇAS
Luisa Duarte reforça domínio do ex-"imperador" com novas nomeações e continuidade do passado: Nomes na SMTT e Guarda Municipal são mantidos
-
4SEPULTAMENTO
Será sepultado nesta sexta em Maceió corpo da médica alagoana morta em incêndio na Tailândia
-
5ECONOMIA
Brasil deve aproveitar presidência do BRICS para avançar na desdolarização, apontam especialistas