Alagoas
Em Alagoas, escolas de ensino integral têm nota superior a das escolas regulares no Ideb
No geral, a nota do Ensino Médio de Alagoas no Ideb foi de 3,6. Quando analisadas à parte, as escolas de tempo integral estão acima: alcançaram 4 no índice – enquanto as escolas regulares ficaram abaixo, com 3,6). Outro dado relevante é que as 3 melhores escolas estaduais no Ideb são integrais, tendo o índice (Ideb) mais alto que meta prevista para o estado (4,4).
As escolas que eram integrais em 2017 e permaneceram no modelo integral até 2019 mostraram melhora significativa no Ideb (33%) quando comparadas com escolas regulares (9,1%).
Confira outros detalhes do cenário em Alagoas quando o assunto são as escolas integrais: – – Nas escolas integrais, os estudantes nas camadas de nível socioeconômico mais baixo tiveram desempenho melhor do que os estudantes das escolas regulares da mesma camada. Número de escolas integrais no estado: 2017 >> 4 2019 >> 21 Total de Escolas de Ensino Médio no estado: 190
As 5 melhores escolas integrais de 2019: EE Prof Edmilson de Vasconcelos Pontes (Maceió): 4,9 EE Profa. Edleuza Oliveira (São Miguel dos Campos): 4,8 EE Senador Rui Palmeira (Arapiraca): 4,8 EE Constança De Góes Monteiro (Major Isidoro): 4,6 EE Monsenhor Sebastião Alves (Água Branca): 4,4
As 5 escolas integrais de maior crescimento entre 2017 e 2019: EE Nossa Senhora da Apresentação (Porto Calvo): 56% EE Monsenhor Sebastião Alves (Água Branca): 29% EE Senador Rui Palmeira (Arapiraca): 26% EE Professora Edite Machado: 23% EE Prof Edmilson de Vasconcelos Pontes (Maceió): 14% |
Cenário nacional – Ao separar as escolas da rede estadual de acordo com o modelo (parcial e integral), é possível verificar que o desempenho das escolas integrais na maioria dos estados é melhor do que o das escolas parciais. O Ideb das parciais é de 4 pontos e o das integrais alcança 4,7 pontos. O resultado do Ensino Médio em Tempo Integral, inclusive, atinge a meta prevista para a etapa (4,6). A diferença comparativa se reproduz em dois componentes específicos: nota padronizada (desempenho no SAEB) e percentual de aprovação.
As escolas que eram parciais em 2017 e migraram para o modelo integral em 2019 tiveram uma melhora de 17,3% no Ideb. Já as que permaneceram no modelo regular cresceram apenas 9,7% no índice em 2019.
Cenário nordestino – Apesar da situação delicada das regiões Norte e Nordeste no Ensino Médio, as escolas de tempo integral desta etapa obtiveram resultados expressivos no Norte (4,2) e Nordeste (4,5) do país. No Ideb geral do Ensino Médio, o Norte alcançou 3,4 pontos e, o nordeste, 3,6 pontos.
Estados com grande número de escolas de tempo integral e de matrículas neste modelo têm crescimento no IDEB em 2019 acima da média. Pernambuco, por exemplo, subiu 10%. A Paraíba, cresceu 16,1%. E, o Ceará, 10,5%.
Entre 2017 e 2019, o Ceará ampliou significativamente o número de escolas e matrículas. Na edição de 2019, o Ceará ocupa a 6ª posição no IDEB.
Ceará |
% escolas integrais |
% matrículas em escolas integrais |
IDEB |
2017 |
1% |
1% |
3,8 |
2019 |
15% |
9% |
4,2 |
Fontes: Instituto Sonho Grande e Instituto Natura
Pernambuco é prova que as escolas de Ensino Médio em tempo integral contribuem para melhora da qualidade da educação. A partir de 2008, quando o modelo integral foi adotado como política pública, o rendimento no Ideb cresceu e acompanhou a expansão anual do número de escolas e matrículas. Em 2019, a rede estadual pernambucana ocupa o 3º lugar no ranking nacional. Em 2007, estava em 22º lugar. O estado possui a maior rede de ensino integral do Brasil no Ensino Médio: 438 escolas ofertam esta modalidade, totalizando 62% das matrículas de estudantes que acessaram o Ensino Médio (dados de 2020).
Pernambuco |
% escolas integrais |
% matrículas em escolas integrais |
IDEB |
2015 |
39% |
39% |
3,9 |
2017 |
50% |
49% |
4,0 |
2019 |
52% |
52% |
4,4 |
Fontes: Instituto Sonho Grande e Instituto Natura
Vale destacar que o estado de Pernambuco tem um dos mais baixos PIBs per capita do Brasil, assim como o Ceará e a Paraíba. Esses são estados que estão apostando na política do Ensino Médio Integral em Tempo Integral e avançando na expansão desse modelo para um alto percentual de escolas, revertendo assim o histórico de baixos índices de aprendizagem e evasão.
Goiás, o líder do ranking nacional do Ideb no Ensino Médio – A rede estadual de Goiás, especificamente, repetiu o bom desempenho de 2017 e alcançou o 1º lugar do ranking em 2019. O resultado também corresponde aos investimentos do estado na política de expansão do número de escolas e de matrículas de Ensino Médio em Tempo Integral a partir de 2016. A rede estadual já atingiu a meta estipulada para 2021.
Goiás |
% escolas integrais |
% matrículas em escolas integrais |
IDEB |
2015 |
4% |
3% |
3,8 |
2017 |
7% |
5% |
4,3 |
2019 |
12% |
8% |
4,7 |
Fontes: Instituto Sonho Grande e Instituto Natura
Entenda a análise apresentada neste release
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Saiba mais sobre o modelo Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) O que é Onde está O Ensino Médio em Tempo Integral e o Plano Nacional de Educação O EMTI em números 3.9 mil escolas 665 mil matrículas (11% das matrículas de Ensino Médio) (rede estadual – Brasil) Na etapa do Ensino Médio, o Brasil tem 28.8 mil escolas e a maioria das 7.5 milhões de matrículas está na rede estadual. |
Por que o Ensino Médio em Tempo Integral vale a pena?
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Sobre o Instituto Sonho Grande – O Instituto Sonho Grande é uma organização sem fins lucrativos que trabalha em colaboração com estados e terceiro setor para a melhoria da qualidade do ensino das redes públicas. Desde 2015, apoia a expansão do Ensino Médio em Tempo Integral e avaliamos os resultados do modelo. Atualmente, o Sonho Grande é parceiro de 19 estados e contribui com 2,8 mil escolas e 544 mil estudantes.
Sobre o Instituto Natura – Instituto Natura, entidade social da Natura criado em 2010 com o propósito de ampliar os investimentos em Educação, realizados pela empresa desde 1995. O Instituto Natura apoia políticas públicas relacionadas a alfabetização e ensino médio, e realiza iniciativas voltadas para a articulação do terceiro setor educacional e para o desenvolvimento das Consultoras de Beleza Natura. O investimento acontece através da venda dos produtos da linha Crer Para Ver, comercializada pelas Consultoras de Beleza Natura, sem lucro. Hoje, o Instituto Natura atua em 22 estados com iniciativas que envolvem mais de um 1,2 milhão de crianças e jovens por ano.
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