Economia
FGV: IGP-M na 1ª prévia de julho fica em 1,18%, ante 1,36% na 1ª prévia de junho

O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) subiu 1,18% na primeira prévia de julho, após ter aumentado 1,36% na primeira prévia de junho. A informação foi divulgada nesta sexta-feira, 10, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Com o resultado, o índice acumulou elevação de 5,63% no ano de 2020 e alta de 8,16% em 12 meses.
A FGV informou ainda os resultados dos três indicadores que compõem a primeira prévia do IGP-M de julho. O IPA-M, que representa os preços no atacado, aumentou 1,56% em julho, ante um avanço de 2,06% na primeira prévia de junho. O IPC-M, que corresponde à inflação no varejo, apresentou alta de 0,47% na prévia de julho, depois de uma redução de 0,26% em igual leitura de junho. Já o INCC-M, que mensura o custo da construção, teve avanço de 0,19% na primeira prévia de julho, depois da alta de 0,27% na primeira prévia de junho.
O IGP-M é usado para reajuste de contratos de aluguel. O período de coleta de preços para cálculo do índice foi de 21 a 30 de junho. No dado fechado do mês de junho, o IGP-M teve elevação de 1,56%.
IPAs
Os preços dos produtos agropecuários medidos pelo IPA Agrícola subiram 1,40% no atacado na primeira prévia do IGP-M de julho. Na mesma prévia de junho, o avanço havia sido de 1,36%.
Já os produtos industriais no atacado – mensurados pelo IPA Industrial – aumentaram 1,62% na primeira prévia de julho, ante elevação de 2,33% na mesma prévia do mês anterior, segundo a FGV.
Autor: Daniela Amorim
Copyright © 2020 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1OBITUÁRIO
Morre influenciadora Katiussia Rocha aos 30 anos em Penedo
-
2OBITUÁRIO
Morre em Maceió o bancário aposentado Helenilson Ribeiro Monteiro
-
3JUSTIÇA
Influencer conhecido como "Segurança do Amor" deixa prisão e nega envolvimento com facção
-
4POLÍCIA
Polícia Civil realiza reconstituição da morte de Gabriel Lincoln em Palmeira dos Índios
-
5BENEFÍCIO
Caixa inicia pagamento do Bolsa Família nesta sexta-feira (18)