Geral
Covid-19: secretária Ana Dayse discute planejamento para educação online

Após quase 90 dias sem atividades presenciais em salas de aula, em virtude da pandemia da Covid-19, o planejamento da educação e a necessária releitura foram temas discutidos no webinar promovido nesta sexta-feira, 19, pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). Transmitido pelo YouTube, o encontro virtual contou com a participação da secretária municipal de Educação de Maceió, Ana Dayse Dorea, a coordenadora de Ensino Fundamental da Semed, Maria José Alves e a professora Célia Godoy, mestre em psicologia, pedagoga, com pós-graduação em Metodologia, Didática do Ensino Superior e Dificuldades de Aprendizagem.

Secretária Ana Dayse Dorea no webinar
Mediado pelo representante da Undime em Alagoas, José Neilton Nunes, o webinar intitulado “Ser professor – o tecer do ensno e da aprendizagem no ensino remoto e no ensino presencial” trouxe experiências que estão sendo aplicadas diante da necessária readequação em virtude da pandemia. A secretária Ana Dayse destacou que a oferta do ensino híbrido, que reúne as diferentes formas de ensino, chegou para ficar. Para ela, a visão de Paulo Freire, apontado como patrono da educação brasileira, está bastante presente no momento de pandemia, em relação à educação.

José Neilton Nunes, representante de Undime em Alagoas
Ana Dayse citou um trecho do livro Pedagogia da Autonomia, de Freire, no qual ele relata a educação como processo transformador da sociedade. Para ela, o ensino à distância é uma realidade que deve ser encarada de agora em diante. “O ensino remoto, da forma que está sendo desenvolvido pelas escolas nesse cenário, com a utilização dos recursos tecnológicos, vai servir para o aluno aprender melhor o conteúdo”, avaliou Ana Dayse. Segundo ela, um bom exemplo é a utilização do rádio como instrumento de distribuição de conteúdo, numa referência à experiência praticada pela Semed, que reuniu professores que produzem cconteúdos de todas as disciplinas e que são transmitidos diariamente pela Rádio Difusora.
Ela anunciou que, tão logo seja possível, será realizada formação para que os professores possam produzir conteúdos com qualidade ainda melhor. “Estamos reunindo os formadores para que possam, com a sua expertise, orientar nossos professores com relação a produção técnica, pois o rádio é muito dinâmico e exige uma atenção especial”, afirmou Ana Dayse Dorea. “Tudo mudou e todos precisarão mudar para acompanhar essa nova realidade”, concluiu ela.
A coordenadora de Ensino Fundamental da Semed, Maria José Alves, falou sobre o planejamento realizado internamente pela Secretaria, até chegar aos professores, que estão sendo estimulados a produzir de maneira mais tecnológica para chegar mais próximo dos estudantes da Rede Municipal de Ensino de Maceió.
De acordo com Maria José Alves, os professores da Semed estão aplicando parte da carga horária no planejamento das aulas remotas. Através de slides, ela apresentou o cotidiano dos professores. “Mesmo sem as aulas presenciais, nossos professores estão produzindo. Algumas escolas estão ofertando conteúdo através de plataformas digitais, outras possibilitam o contato por telefone e muitos estão engajados no nosso programa Rádio Escola, transmitido todas as tardes pela Rádio Difusora”, disse. “Nunca trouxemos para tão perto as facilidades tecnológicas para a educação”, complementou Maria José.
A professora Célia Godói apresentou conceitos de Paulo Freire, que versam sobre a universalização da educação e se aplica perfeitamente ao momento atual. Ela parabenizou a iniciativa do projeto Rádio Escola, avaliado como “muito positiva”. Célia completou que os professores precisam unir, desafiar e fabricar com fios separados e heterogêneos, um tecido escolar. “De maneira comunitária e social; virtual e presencial, apesar das inquietações, oposições e incertezas”, disse.
O representante da Undime no Estado, Neilton Nunes, explicou que a entidade promove, semanalmente, debates relacionados à educação. “Isso porque estamos passando por um momento de mudanças nas práticas pedagógicas, devido à pandemia. Estamos nos reinventando para oferecer uma nova forma de aprendizagem e o ensino remoto é um desafio imenso”, resumiu ele.
Mais lidas
-
1MANIFESTAÇÃO
Passeata em Palmeira dos Índios pede justiça por Gabriel Lincoln
-
2NÃO RESISTIU AOS FERIMENTOS
Segundo envolvido na morte do sargento reformado morre neste sábado, em confronto com a polícia
-
3DISCUSSÃO
Duda Guerra desmente término com Benício Huck após polêmica
-
4HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
5TRANSMISSÃO
ASA será o primeiro clube a exibir jogo em sua plataforma digital, após a liberação da CBF