Alagoas
AL: Com consultorias e cursos grátis, SESI e SENAI dão suporte a pessoas e empresas para enfrentar crise
A pandemia provocada pelo novo coronavírus mudou o cotidiano das pessoas e algumas sofreram um maior impacto com a crise, chegando a perder o emprego, inclusive com fechamento de empreendimentos. A situação levou instituições como o Serviço Social da Indústria (SESI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) de Alagoas a se mobilizarem e darem um auxílio a quem está em busca de uma oportunidade neste momento delicado.
A gerente executiva de educação da Rede SESI/SENAI-AL, Clarisse Barreiros, explica que, por meio de subsídio, o SENAI oferece uma série de consultorias nas áreas de tecnologia e inovação. Já o SESI disponibiliza especialistas capacitados que dão suporte nas áreas de engenharia de segurança, medicina do trabalho e psicologia, entre outros, para seus clientes. Esses profissionais estão prontos para dar orientações de forma remota.
“Também estamos disponibilizando cursos relacionados à Indústria 4.0, com o que há de mais contemporâneo no que diz respeito a essa temática. O aluno também vai poder vivenciar uma experiência de formação em internet das coisas, Big Data e mais uma série de temáticas afins”, detalha a gerente.
Uma novidade é a possibilidade de a comunidade em geral ter acesso a cursos de educação técnica gratuitamente em um modelo de “degustação”. Neste caso, o aluno vai poder cursar cerca de 20% da carga horária de um curso e, após a conclusão dessa fase, caso queira, ele poderá fazer matrícula definitiva e ainda ganhar um crédito de 200 reais para o restante do curso.
O SENAI oferece também cursos à distância, como Desenho Arquitetônico, Noções Básicas de Mecânica Automotiva, Segurança do Trabalho, Empreendedorismo e outras opções que podem tornar o currículo mais atraente. O portfólio de cursos será atualizado periodicamente.
O SESI, por sua vez, disponibiliza dicas com o e-book ‘Ergonomia para Home Office’ e a cartilha com respostas sobre a covid-19. Os materiais podem ser baixados direto da página da instituição na internet. Tem ainda treinamentos à distância em Segurança e Saúde do Trabalho.
A gerente de Comunicação do Sistema FIEA, Noah Verde, afirma que essa iniciativa também ajuda a descobrir novos potenciais, além de garantir que os trabalhadores sintam o mínimo possível os efeitos da pandemia causada pelo novo coronavírus.
“Estamos ajudando as indústrias para que os trabalhadores possam continuar tendo seus empregos. A ideia é que eles estejam protegidos, desenvolvendo seus trabalhos, mantendo-se seguros e saudáveis, trabalhando tranquilos e podendo cuidar de seus familiares”, ressalta Noah.
Por meio dos sites al.sesi.com.br e al.senai.br pessoas e empresas interessadas terão acesso às opções e podem escolher a melhor oferta para sua vida ou seu negócio, dependendo de cada necessidade específica.
Os clientes têm acesso, ainda, a atendimentos de saúde ocupacional nas unidades da Cambona, em Maceió, e na Unidade Integrada de Arapiraca. As consultas são feitas por meio de agendamento prévio pelo site e pelo telefone (82) 3021-7374, para seguir orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Mais lidas
-
1CÚPULA
Entrada de 9 países no BRICS como parceiros mostra que o grupo 'oferece um paradigma mais inclusivo'
-
2ECONOMIA
Brasil deve aproveitar presidência do BRICS para avançar na desdolarização, apontam especialistas
-
3HOMICÍDIO
Sobrinho de Sertório Ferro, ex-prefeito de São Sebastião, Waltinho é morto a facadas
-
4OPORTUNIDADE
Uncisal inscreve até hoje (7 de janeiro) para cursos de graduação e pós-graduação a distância pela UAB
-
5NOMEAÇÕES
Diário Oficial do Município traz nomeação de sete novos secretários em Maceió