Alagoas

Personalidades lamentam a morte e exaltam o político Guilherme Palmeira

04/05/2020
Personalidades lamentam a morte e exaltam o político Guilherme Palmeira

Personalidades alagoanas repercutiram na manhã desta segunda-feira (04), o falecimento do ex-governador Guilherme Palmeira.

Guilherme Palmeira estava fazendo tratamento contra o câncer e nos últimos dias seu quadro de saúde estava delicado.

O prefeito de Maceió Rui Palmeira, filho de Guilherme, publicou nas redes sociais uma foto ao lado do pai e escreveu: “Amigos, é com tristeza profunda que comunico o falecimento de meu pai, ocorrido na manhã de hoje, ficam ótimas lembranças: a simplicidade, as risadas, as histórias divertidas e até o mau humor peculiar. Pai, muito obrigado por todas as lições que o senhor deixou”.

O prefeito agradeceu a todas as mensagens de solidariedade de Alagoas e do Brasil, e comunicou que em razão da pandemia da covid-19 não haverá velório.

Amigos, é com tristeza profunda que comunico o falecimento de meu pai, ocorrido na manhã de hoje, ficam ótimas…

Publicado por Rui Palmeira em Segunda-feira, 4 de maio de 2020

Já o senador Renan Calheiros também pelas redes sociais deixou sua mensagem de pesar: “Ele vai fazer muita falta. Meus mais profundos sentimentos aos familiares”.

 

Alagoas e o Brasil perdem Guilherme Palmeira. Deputado Estadual, governador, senador, prefeito de Maceió, ministro do…

Publicado por Renan Calheiros em Segunda-feira, 4 de maio de 2020

 

O governador Renan Filho fez uma postagem no instagram: “Recebo com profundo pesar a notícia do falecimento de Guilherme Palmeira, um homem público que honra Alagoas e o Brasil. Em todas as missões que desempenhou – deputado estadual, governador, senador, prefeito de Maceió, ministro do TCU – foi exemplar. Antes de tudo um democrata convicto, que cultivava o diálogo e a moderação. Alagoas rende homenagens a esse seu filho querido. Sinceros sentimentos, meus e de Renata, ao prefeito de Maceió, Rui Palmeira, e a toda sua família”.

Recebo com profundo pesar a notícia do falecimento de Guilherme Palmeira, um homem público que honra Alagoas e o Brasil….

Publicado por Renan Filho em Segunda-feira, 4 de maio de 2020

 

O secretário de Comunicação de Alagoas Ênio Lins, militante histórico de esquerda, também fez questão de exaltar o perfil de Palmeira, político de direita, mas considerado “boa praça”.

Guilherme Palmeira: o primeiro contato direto que tive com ele foi indireto. Via intermediário. Mendes de Barros foi o…

Publicado por Enio Lins em Segunda-feira, 4 de maio de 2020

 

O jornalista palmeirense Pedro Oliveira, amigo do político, disse que gostava quando o Jornalista Arthur Gondim lhe chamava “a sombra do Guilherme. “Guilherme não foi apenas um ser humano extraordinário, foi o maior símbolo da dignidade do homem público. Comecei a conviver com ele em 1974. Fui seu chefe de gabinete na presidência da Assembleia Legislativa. Fui coordenador de seu escritório na formação do governo.

No governo fui seu secretário especial encarregado da relação política, institucional e agenda . Me coube algumas missões que contarei em sua biografia que estou escrevendo
e muitas incompreensões, naturais de quem se coloca como para-choque de um governador. Austero, exigente , mau humorado ascendes , nunca vi um ato reticente de Guilherme. Demitiu amigos quando se desviaram de suas funções. Gostava do cheiro de povo e me pedia sempre para programar saídas suas pelo comércio ou viagens ao interior. Duro, mas cortês na relação com a Assembleia. Admirado e respeitado mesmo pelos opositores. Amo essa figura na mais pura verdade.

Pedro Oliveira e Guilherme Palmeira

Ele e Suzana, juntos, fizeram do filho, Rui Palmeira (que praticamente vi nascer) o herdeiro dessa dignidade e honradez. Na semana passada estive com ele. Foi uma dolorosa despedida. Conversou, sorriu e brincamos com nossas lembranças. Era o meu adeus ao amigo mais querido. Alagoas fica órfã do mais digno homem público de sua história política contemporânea. Dizia hoje cedo: com ele vai-se um pedaço de mim“.

A jornalista Eliane Aquino, secretária de comunicação da prefeitura de Maceió, declarou pelo facebook:  “Foi-se o Ministro. Deixa comigo lições e saudades. Ensinou-me como se faz democracia na política, ouvindo e respeitando as divergências. Governador de Alagoas quando eu iniciei no jornalismo, Guilherme Palmeira nunca deixou de me atender porque eu não era nenhuma veterana. Ao contrário, me recebia e me respondia com paciência, serenidade. Conquistou meu respeito como homem público. Muitos anos depois, virou meu colega de farra e de muitas gargalhadas divertidas, saudades que levarei no coração. Minha solidariedade à Dona Suzana, Solange e Rui. Guilherme fica presente na história do nosso estado como um alagoano íntegro“.

Em nota, a Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas lamentou o falecimento de Guilherme Palmeira, advogado aposentado, ex-prefeito de Maceió e ex-governador de Alagoas, além de pai do atual prefeito de Maceió, Rui Palmeira. Guilherme Palmeira também foi senador e ministro do Tribunal de Contas da União.

A Mesa Diretora, os vereadores e todos os servidores que compõem a Câmara Municipal de Maceió também lamentaram com profundo pesar o falecimento do ex-governador e ex-senador por Alagoas, Guilherme Palmeira. A Câmara prestou condolências e decretou luto oficial de três dias.