Alagoas

Secretário avalia cenário da Covid-19 e reforça necessidade do isolamento social

25/04/2020
Secretário avalia cenário da Covid-19 e reforça necessidade do isolamento social

Secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, apresenta ações para enfrentamento da pandemia da Covid-19 durante coletiva à imprensa (Foto: Igor Nascimento)

O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, concedeu nesta sexta-feira (24) uma coletiva de imprensa, por meio de transmissão ao vivo no Facebook, e tratou sobre os números do novo coronavírus (Covid-19) divulgado por meio do boletim epidemiológico de número 49, pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs).

Alexandre Ayres deu início à coletiva repercutindo a atualização do boletim, que apresenta um total de 413 casos confirmados, além de 27 óbitos. “Muitas pessoas estão nas ruas e isso reflete diretamente nos números que estão avançando em relação à Covid-19. É importante que as pessoas reflitam e cumpram o isolamento social. Basta pegar os números da última semana e fazer um comparativo com esta semana. Muito nos preocupa o avanço destes casos”, afirmou o secretário.

Ayres ainda destacou que o Governo de Alagoas dispõe de 339 leitos SUS exclusivos para tratar pacientes com suspeita da doença ou com diagnóstico positivo da Covid-19. “É sempre importante lembrar que destes 339 leitos, 119 deles são de Unidade de Terapia Intensiva [UTI]; 31 são leitos intermediários que estão localizados nas Unidades de Pronto Atendimento [UPAS]; e 189 são leitos clínicos. Os leitos estão situados em hospitais de Maceió, bem como no interior de Alagoas. Também é relevante informar que dos leitos disponíveis, o de UTI está com 33 internos, os intermediários têm cinco pacientes e os clínicos estão com uma ocupação de 53 vagas”, destacou o secretário.

Centro de triagem – Ayres também atualizou os atendimentos na Central de Triagem, localizada no Ginásio do Sesi. Segundo o titular da Sesau, até 18h desta sexta-feira, 147 pessoas foram atendidas. Em relação aos testes rápidos para detectar se o paciente tem Covid-19 ou não, foram feitas 83 testagens, sendo que 82 deram negativo e um positivo.

Ainda durante a coletiva, o secretário anunciou que a Sesau adquiriu mais de 30 mil aventais das cooperativas têxteis de Palmeira dos Índios. Todo o material será destinado para o fortalecimento dos profissionais de saúde, além de potencializar a economia da região.

Alexandre Ayres ainda apresentou as ações realizadas esta semana pela Secretaria de Estado da Saúde e respondeu aos principais questionamentos da imprensa alagoana que se cadastrou na plataforma para acompanhar as explicações sobre as medidas adotadas pelo governo do estado para o enfrentamento à pandemia do novo coronavírus em Alagoas.