Alagoas

Programa Centelha em Alagoas encerra etapa de submissão de projetos de fomento

22/04/2020
Programa Centelha em Alagoas encerra etapa de submissão de projetos de fomento

Transformar boas ideias em negócios de sucesso é a meta do Programa Centelha em Alagoas. A iniciativa, que destinará R$ 1,6 milhão ao fomento de novos empreendimentos em Alagoas, recebeu 1.234 inscrições de propostas por meio de uma chamada pública lançada ano passado, garantindo ao estado o primeiro lugar no ranking de ideias submetidas em toda a região Nordeste.

Das 1.234 propostas apresentadas na primeira fase do programa, apenas 204 passaram para a etapa seguinte, que exigiu dos proponentes a apresentação de informações referentes à viabilidade e ao desenvolvimento do negócio. As 100 melhores ideias foram aprovadas para a terceira fase do Centelha/AL, em que apenas 28 projetos serão selecionados para receber o recurso de fomento que viabilizará a execução das propostas.

Segundo o analista da Unidade de Soluções e Educação Empreendedora do Sebrae em Alagoas, Danisson Reis, os 100 candidatos avaliados na terceira fase tiveram até a última segunda-feira (13) para a apresentação das informações exigidas nesta etapa. “O dia 13 de abril foi a data limite para as inscrições dos projetos de fomento dos proponentes. No dia 18 de maio, foi divulgado o resultado com os 28 projetos selecionados, que terão 60 dias para a organização de todos os procedimentos necessários para o recebimento do recurso de fomento”, informou.

Ainda de acordo com o analista, atualmente a equipe do Sebrae em Alagoas está em contato com os proponentes por meio das ações de mentoria (aconselhamento), mas o trabalho de orientação e constituição das empresas ainda será realizado. “Atualmente, quem está acompanhando os proponentes é a Fundação CERTI, que foi contratada pelo Sebrae para fazer esse trabalho de acompanhamento com eles. Quando nós tivermos o resultado, a equipe do Sebrae fará todo o trabalho de orientação para poder ajudá-los a abrir as empresas”, explicou.

Danisson Reis explica, ainda, que a realização do programa segue normalmente, apesar da crise do novo coronavírus. “Não estamos tendo dificuldades porque toda essa fase inicial do Centelha já estava programada para acontecer remotamente. Depois das etapas de aprovação dos projetos, como são propostas de inovação, de pesquisa, nós acreditamos que não teremos graves problemas, mas estamos atentos a todo esse panorama da pandemia e se, posteriormente, houver alguma atividade prejudicada devido ao coronavírus, nós atuaremos para que este trabalho não seja prejudicado”, frisou.

O proponente André Braga, representante da Startup ZeroTime, ressalta que as medidas de isolamento social não inviabilizaram a participação dele nas etapas de seleção de propostas. “Em isolamento, eu quero agradecer o empenho das pessoas do Sebrae em Alagoas que colaboram para que a gente possa avançar mesmo nessa situação de quarentena. Para mim, não houve diferença entre o atendimento presencial e o atendimento online. Então, eu gostaria de registrar os meus agradecimentos”.

O Centelha em Alagoas é uma iniciativa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) em parceria com a Secretaria Estadual da Ciência, da Tecnologia e da Inovação de Alagoas (SECTI), o Serviço Brasileiro de Amparo às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em Alagoas, a Federação das indústrias do Estado de Alagoas (Fiea) e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL).

As ideias inovadoras selecionadas terão um prazo de execução de até doze meses, a partir da contratação dos projetos de fomento.