Alagoas
Balanço Geral do Estado é entregue à Assembleia Legislativa de Alagoas
O Balanço Geral do Estado foi entregue, nesta sexta-feira (17), na Assembleia Legislativa, referente ao exercício de 2019. A iniciativa cumpre o que determina a Constituição de Alagoas para apresentar ao Poder Legislativo uma síntese das ações realizadas pela Administração Estadual em formato de prestação de contas a sociedade civil.
Resultado da combinação do trabalho de diversas áreas da Secretaria da Fazenda (Sefaz-AL), o Balanço está dividido em dois volumes e complementa as informações disponibilizadas no Portal da Transparência.
O volume I visa traduzir a abordagem financeira, fiscal, orçamentária e patrimonial em uma linguagem mais acessível aos alagoanos, na esteira dos preceitos constitucionais de aproximar o cidadão à coisa pública. Já o volume II tem a finalidade de expor os diversos demonstrativos orçamentários, financeiros, contábeis e patrimoniais exigidos pela Lei Federal nº 4.320/64.
A elaboração do material foi coordenada pela Secretária do Tesouro Estadual, Renata dos Santos, com destaque para o trabalho realizado pela Superintendente Especial do Tesouro Estadual, Karine Silva e da Superintendente de Política Fiscal, Monique Assis. O responsável técnico pelo relatório é o Contador Geral do Estado, Ricardo Leite.
“As informações destacadas no Balanço Geral do Estado, além de cumprir a obrigação de prestação de contas, objetivam servir de instrumento para tomadas de decisões dos gestores públicos, permitindo também o controle social e a accountability. Que possa contribuir para o conhecimento da situação orçamentária, patrimonial, financeira e fiscal do estado, colaborando com o exercício da cidadania”, ressalta Ricardo Leite.
A Controladora-geral do Estado, Maria Clara Bugarim, destacou a excelência técnica dos envolvidos na elaboração e na auditoria do Balanço Geral 2019, além do esforço realizado pela gestão para cumprimento do prazo regulamentar. “As equipes da Sefaz, em especial aquelas capitaneadas pela Secretária do Tesouro, Renata Santos e o Contador Geral do Estado, Ricardo Leite, mais uma vez demonstraram a excelência técnica e o compromisso com o Estado de Alagoas na elaboração do Balanço Geral do Estado”.
Maria Clara ressaltou, ainda, o trabalho desenvolvido pela equipe técnica da Controladoria-Geral do Estado na análise das Demonstrações Orçamentárias, Contábeis, Financeiras e Fiscais. “A análise do Balanço Geral possibilita a transparência das ações governamentais, com os desafios vividos e avanços conquistados, e estimula a participação social através do acesso à informação.”
Como destacado pelo governador Renan Filho em mensagem de abertura, o Balanço Geral 2019 abre um novo ciclo, o segundo período de governo, evidenciando resultados concretos, palpáveis e auditáveis, que estão ao alcance da vista e do escrutínio dos órgãos de fiscalização e controle e, de resto, de qualquer cidadão e cidadã.
“Alagoas está melhor do que era. Contas públicas arrumadas e finanças equilibradas nos permitiram atravessar 2019 da mesma forma saudável como o fizemos nos quatro anos anteriores, sem atrasar um só dia, em nenhum mês, o pagamento dos salários dos servidores ativos e dos nossos aposentados”, enfatiza o governador.
Mais lidas
-
1ÚLTIMAS DO IMPERADOR
Diário Oficial revela pagamento de mais de meio milhão a posto de gasolina sem contrato regular em Palmeira dos Índios
-
2TRAGÉDIA NO EXTERIOR
Turista alagoana morre em incêndio de hotel na Tailândia
-
3CONFLITO
Ucrânia foi enganada pelo Ocidente para começar conflito com Rússia e sangra hoje, diz especialista
-
4LEGISLATIVO
Madson Monteiro é eleito presidente da Câmara de Palmeira; 3 vereadores votaram em branco
-
5ARAPIRACA
Após posse, Luciano Barbosa mantém secretariado com poucas mudanças e define prioridades para novo mandato