Artigos
Fazendo História
Parafraseando Vinicius de Moraes: “ Quem já passou pela vida e não viveu/ Pode ser mais, mas sabe menos do que eu/ Porque a vida só se dá para quem se deu/ Para quem amou, para quem chorou, pra quem sofreu”.
A deputada Fátima Canuto fora recipendiária do Título Economista do Ano ( 2019), outorgado pelo presidente do Corecon/AL, Marcos Antônio Moreira Calheiros, cuja solenidade aconteceu no Auditório do Hotel Jatiúca que, por sua vez, engalanou-se para celebrar o evento. Naquela oportunidade, saudei-a em nome de todos os economistas que se fizerem presentes à solenidade.
Agora, fez chegar às minhas mãos exemplar da Revista Rubens Canuto – 100 Anos À Frente do seu tempo – que, por sinal, editou sob suas expensas a fim de resgatar à memória de seu genitor que deixou marcas indeléveis que a poeira do tempo não conseguirá apagar. Diga-se, de passagem, ocupa a cadeira que pertencera ao saudoso pai na Casa de Tavares Bastos.Mãe do atual alcaide do Bucólico município do Pilar, Renato Resende, que a elegeu deputada estadual como representante daquela região.
Trouxe à tona reportagens sobre o homenageado, fotos de sua época de parlamentar atuante/ético e, sobretudo, prestou uma bonita homenagem a matriarca – Dilma Canuto – cujo falecimento ocorreu na cidade de Maceió, às 12:20 do dia 27 de junho de 2019. Noventa anos de profícua existência ao lado do saudoso esposo Rubens Canuto. Deixou, portanto, toda a sociedade alagoana consternada com o desaparecimento da dama que exerceu suas funções à altura de sua merecida longevidade.
No Prefácio do periódico, a deputada Fátima Canuto externou sua admiração àquele que lhe serviu de exemplo para exercer as mesmas atividades praticadas pelo pai. “Determinado, destemido, conciliador, conquistou 03 mandatos de deputado estadual, foi líder da minoria, líder da oposição e Presidente da Casa.Mantinha um jornal de oposição chamado Diário de Alagoas. Dentro da Assembleia, meu pai, foi um homem firme e sempre aberto ao diálogo, Ele sempre buscou ouvir os alagoanos e colegas deputados que dividiam esta Casa com ele.Infelizmente, faleceu ainda muito jovem, vítima de um acidente de carro e deixou uma saudade imensa no coração de minha mãe Dilma Canuto, dos meus irmãos e de toda a família e uma grande lacuna na política alagoana. Hoje estou aqui fazendo esta pequena homenagem para um homem que viveu 100 Anos à frente do seu tempo”.
Por essas razões, deixou uma linda prole composta dos seguintes rebentos: José Rubens Canuto, Carlos Alberto Canuto, ex-prefeito do Pilar, ex-deputado federal, médica Angela Canuto, sua representante na Casa de Tavares Bastos, e, finalmente, o empresário bem-sucedido Renato Canuto. Dir-se-ia que seus descendentes honram a memória daquele que soube ser grande e, principalmente, fazendo História com altivez, ética, e, por conseguinte, um parlamentar probo a serviço do Estado de Alagoas com o um todo.
A bem da verdade, a Revista inseriu nas suas páginas fotografias registrando Dr. Rubens como observador oficial na construção de Brasília, discursando na Assembleia Legislativa, visitando a Vila São Francisco, fazendo comícios, no seu gabinete despachando, inauguração da praça Dr. Rubens Canuto em 1975.Deputada Fatima Canuto merece, pois, encômios pela linda iniciativa que fez ao saudoso genitor. Sua participação repercutiu nos meios parlamentares, familiares, jornalísticos.Deixou patenteado que valeu a pena ser honesto, participativo, Dr. Rubens Canuto fazendo História no seu Centenário.
Mais lidas
-
1INDÚSTRIA BÉLICA
Capital privado não 'está à altura' de sanar Avibras e Estado tem que agir rápido, diz analista
-
2DEFESA
Análise: Índia tem equipamentos mais eficientes do que caças Tejas Mk1A a oferecer ao Brasil
-
3FEMINÍCIDIO OU SUICÍDIO?
Defesa de PM contesta feminicídio e alega suicídio de esposa em hotel de Palmeira dos Índios
-
4AUTOMÓVEL
Yuan Pro é a aposta da BYD para atrair o público jovem
-
5JORNADA DE TRABALHO
Fim da escala 6x1: 12 países que testaram com sucesso a redução na jornada de trabalho