Economia
Indicador de incerteza sobe 0,5 ponto em janeiro ante dezembro, diz FGV
O Indicador de Incerteza da Economia Brasileira (IIE-Br) subiu 0,5 ponto na passagem de dezembro para janeiro, alcançando 112,9 pontos, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV). Com o resultado, o indicador persiste na região de incerteza elevada (acima de 110 pontos).
“A ligeira alta da incerteza em janeiro foi inteiramente motivada pelo aumento da dispersão das previsões de especialistas para variáveis econômicas brasileiras. O segundo componente do indicador, que mede a incidência de termos relacionados à incerteza na mídia, recuou um pouco no mês, mas continua em patamar elevado. Ainda preocupa o ambiente político interno e, no front externo, o clima continua tenso, desta vez principalmente em função da ameaça de conflito bélico entre Estados Unidos e Irã”, avaliou Aloisio Campelo Júnior, superintendente de Estatísticas Públicas do Instituto Brasileiro de Economia da FGV (Ibre/FGV), em nota oficial.
O IIE-Br contém dois componentes: o IIE-Br Mídia, que faz o mapeamento nos principais jornais da frequência de notícias com menção à incerteza; e o IIE-Br Expectativa, que é construído a partir das dispersões das previsões para a taxa de câmbio e para o IPCA.
Em janeiro, o componente de Mídia caiu 0,8 ponto, para 111,6 pontos, contribuindo em -0,7 ponto para o comportamento do índice geral no mês. Já o componente de Expectativa subiu 5,4 pontos, para 112,5 pontos, com impacto de 1,2 ponto para a alta da incerteza.
Apesar de o componente de mídia ter maior peso no cálculo do IIE-Br (80%), o ano de 2020 começa com o indicador sendo majoritariamente determinado pela maior dispersão nas previsões econômicas de especialistas, ressaltou a FGV.
A coleta do Indicador de Incerteza da Economia Brasileira é realizada entre o dia 26 do mês anterior ao dia 24 do mês de referência.
Autor: Daniela Amorim
Copyright © 2020 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1MERCADO IMOBILIÁRIO
Com o metro quadrado mais caro do Nordeste, Maceió será palco de imersão para arremate de imóveis
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Julio Cesar não terá apoio de 80% dos vereadores em sua candidatura a deputado estadual; restante dos edis tende também a votar contra
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Orçamento milionário para gerenciar a futura Câmara de vereadores está para ser aprovado; mais de R$ 9 milhões em 2025
-
4COMUNICAÇÃO
Cláudio André será premiado como um dos melhores radialistas de 2024 no Oscar do rádio alagoano
-
5CRIME
Feirante é assassinada em hotel de Palmeira e policial militar é apontado como suspeito