Geral
Basto Peroba morre aos 76 anos em Bom Conselho


Basto Peroba
Sebastião Pereira de Moraes, o “Basto Peroba” faleceu na madrugada desta sexta-feira (13), em Bom Conselho (PE). O músico sofreu recentemente um infarte e morreu em consequência de complicações provocadas pelo problema.
Músico em sua essência, Basto Peroba, com ficou conhecido, tocava o acordeon como ninguém na região, chegando a ser comparado com outros grandes artistas como Dominguinhos.
Versátil, executava desde a música clássica, passando pelo tango ao autêntico forro pé-de-serra, de onde faturava mais em sua carreira musical devido ao apelo popular.
Durante quase três décadas, Bastos Peroba animou bailes e festas em clubes na região de Pernambuco e Alagoas.
Carreira Musical
A carreira de Basto Peroba foi iniciada quando ainda era criança, em Bom Conselho, interior de Pernambuco, cidade onde nasceu e morreu. Ele ganhou uma sanfona de 12 baixos de seu pai, Manoel Pereira de Moraes, e começou a acompanha-lo nas festas juninas. Tocou em vários casamentos, batizados e aniversários, até que conheceu o maestro José Duarte Tenório, o José Puluca, e foi convidado para integrar a banda principal do maestro.
Foi um dos fundadores dos Tremendões de Palmeira dos Índios . Músicos como o Manoel Morais (Mané Morais) e o José Soares (Zezé) tocaram com Bastos Peroba. Em sua trajetória musical, além de Dominguinhos, Basto Peroba também teve a oportunidade de acompanhar cantores como Jeri Adriani, Waldick Soriano, Luiz Gonzaga e Wanderley Cardoso.
Seu primeiro LP foi gravado com Vavá Machado e Marcolino em Recife, e logo em seguida formou seu grupo musical “Basto Peroba e Banda”. Com seu nome lançado no mercado musical, fez muito sucesso nos grandes clubes e casas noturnas de várias cidades brasileiros, levando o seu forró genuíno forró pé-de-serra.
Basto Peroba está sendo velado na funerária Monsenhor Alfredo Dâmaso na Rua Cleto Campelo em frente ao hospital municipal.
O sepultamento do artista pernambucano será nesta sexta-feira (13) às 17h no cemitério Santa Marta em Bom Conselho (PE).
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara aprova por unanimidade requerimento que cobra prestação de contas dos R$ 106 milhões da concessão da água e esgoto
-
2HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
3BRASIL/EUA
Lula devolve carta de Trump e promete taxação recíproca
-
4POLÍCIA
Jovem morre após colidir com poste em avenida de Maceió
-
5CIÊNCIA
Alunos do Ifal Palmeira ganham reconhecimento internacional em missão de busca por asteroides