Alagoas
Com apoio do Governo do Estado, associação alagoana ganha mercado nacional
A produção da Associação dos Produtores de Limoeiro de Anadia (Asprolimo), localizada na região do Agreste de Alagoas, vem ganhando novos mercados. Nesta semana, foram comercializados para a empresa alimentícia Batista Legumes S/A , de São Paulo, mais de R$12.500 em frutas.
A parceria entre a associação e a empresa paulista foi mediada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) e Sebrae/AL, através do projeto Alagoas Maior, responsável por fomentar a expansão das cadeias produtivas estaduais.
O presidente da Asprolimo, Alvânio Farias, diz que a aproximação com os órgãos foi o pontapé inicial para o trabalho de ampliação das vendas
“Essa proximidade aconteceu há alguns anos, mas foi em 2018 que começamos a vender nossos produtos para a Legumes Batista. Visitamos a empresa junto a equipe da Sedetur e em novembro fechamos o negócio. Agora, nossos produtos estão chegando fora do estado. Isso é um incentivo para que nosso cultivo seja cada vez mais reconhecido”, conta o presidente da Associação.
A eficácia da política pública é sentida, também, na satisfação de quem compra. O gerente comercial da Legumes Batista, Ilton Oliveira, explica as vantagens de comprar produtos alagoanos. “Nessa última operação, realizamos a compra de 7 mil abacaxis. Nesse mercado nós trabalhamos com outros estados, mas o abacaxi alagoano apresenta a melhor qualidade, chamando a nossa atenção pelo sucesso que a fruta tem feito aqui” ressaltou Ilton.
Alagoas Maior
Com o objetivo de subsidiar a conquista de novos mercados para os produtores assistidos pelo Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL), que trabalhou junto a pequenos produtores do interior alagoano de 2004 a 2018, o Alagoas Maior atua, a partir desse ano, ampliando a possibilidade de comercialização de produtores e associações.
Com público um pouco mais restrito e qualificado, as atividades de potencialização de vocações de negócios alagoanas terão inicialmente como foco três regiões territoriais: Sertão, Agreste e Serrana dos Quilombos. Após serem identificados como potenciais polos de fomento de pequenos empreendedores, os grupos localizados nestas áreas continuarão recebendo capacitações dirigidas e ainda poderão contar com duas novidades garantidas pelo programa, a entrega de equipamentos produtivos e apoio à prospecção e abertura de novos mercados
Mais lidas
-
1JUSTIÇA ELEITORAL
Vereadores diplomados em risco e possíveis sucessores no novo caso das "laranjas" em Palmeira dos Índios
-
2
Prefeita reeleita e vice eleito terão que enfrentar a Justiça eleitoral para não perderem os mandatos
-
3SAÚDE
Lady Gaga em Copacabana: Artista usa Yoga para tratar condição que fez cancelar show no Brasil em 2017
-
4FUTEBOL
A novidade do futebol em 2025 será o Super Mundial de Clubes
-
5IPVA 2025
Sefaz divulga calendário de pagamento do IPVA em Alagoas