Geral

Secretaria de Saúde promove cuidados para servidores

27/08/2019
Secretaria de Saúde promove cuidados para servidores

Secretaria de Saúde promove ações de saúde para o servidor. Foto: Ascom SMS

Com o objetivo de trazer mais qualidade de vida ao ambiente de trabalho e prevenir o adoecimento dos servidores, o Serviço de Atenção à Saúde do Servidor (SASS) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vem realizando ações de cuidado com o corpo funcional da Secretaria. Nesta segunda-feira (26), foram disponibilizados, na área interna do prédio sede, os serviços de aferição de pressão e medição de glicemia.

“Temos procurado diversificar as atividades para disseminar entre os servidores a prática do autocuidado, pois, quem cuida da população também precisa se manter saudável. A ideia é tornar essa ação uma prática rotineira, para que possamos avaliar os servidores regularmente”, afirma o educador físico e coordenador do SASS, André Oliveira.

A primeira iniciativa do SASS foi a implantação de atividades físicas como a ginástica laboral e aulas de zumba, que acontecem no prédio da SMS três vezes por semana. Também já vem sendo ofertado aos servidores avaliação antropométrica e acompanhamento nutricional com uma profissional da área no setor, que passou a ter ainda a atribuição de estimular o controle sobre a glicemia e a pressão arterial, prevenindo os riscos de doenças cardiovasculares.

“Pretendemos, a partir da ação de hoje, avaliar os servidores ao menos uma vez a cada mês, acompanhando mais de perto aqueles que apresentarem alguma alteração, para que tenham um encaminhamento mais adequado, inclusive, se necessário, com o direcionamento para consultas com especialistas e exames”, frisa Oliveira.

Secretaria de Saúde promove ações de saúde para o servidor. Foto: Ascom SMS

Para os servidores, que vêm aderindo às ações implementadas pelo SASS, as iniciativas têm promovido uma mudança visível no ambiente e nas relações de trabalho.

“As atividades tornam o ambiente de trabalho aqui da SMS mais humanizado e organizado. Essa atenção maior com o servidor acaba gerando mais motivação em todos nós”, afirma a servidora Karine Soares.

O Serviço de Atenção à Saúde do Servidor possui uma equipe composta por dois educadores físicos, uma nutricionista, uma assistente social e um psicólogo, para um trabalho multidisciplinar com os servidores. As ações de promoção à saúde contam com o apoio da Diretoria Geral de Pessoas (DGP) e da Coordenação Geral de Administração em Recursos Humanos (CGARH).