Alagoas
Sefaz apresenta resultados do Programa de Apoio à Gestão dos Fiscos do Brasil

A Secretaria de Estado da Fazenda Fazenda (Sefaz/AL) recebeu, nesta terça-feira (28), representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O encontro teve por objetivo realizar a prestação de contas dos recursos provenientes do Programa de Apoio à Gestão dos Fiscos do Brasil (Profisco) que financiaram projetos voltados para a modernização do Fisco alagoano.
Na ocasião, os servidores da Fazenda apresentaram os resultados dos investimentos feitos no órgão. “Este encontro, além de servir como prestação de contas, é mais um instrumento de integração entre os setores, para que cada um saiba sobre as atividades desenvolvidas entre eles”, explica a chefe Executiva de Desenvolvimento Institucional, Giselle Vilela.
Entre as maiores realizações implantadas na Sefaz durante esse período de cinco anos, equivalente à duração do contrato, destacam-se o Processo Administrativo Tributário Eletrônico (e-PAT), o Planejamento Estratégico, a construção do posto fiscal de Novo Lino e a implantação do Sistema Integrado de Administração Financeira e Contábil do Estado (Siafe), além do Programa de Integridade.
“O Siafe veio trazer para a Fazenda, a modernização através da integração de diversos sistemas existentes, permitindo a contabilização e a gestão financeira e orçamentária de forma automática, contribuindo de forma eficaz com a gestão fiscal do Estado”, menciona a secretária Especial do Tesouro Estadual, Renata dos Santos.
Representando o BID, estavam presentes a especialista sênior em Gestão Fiscal, Patrícia Bakaj e o consultor técnico, Flávio Galvão. Durante as apresentações, foram realizadas as observações necessárias para a avaliação da Fazenda.
“Enquanto avaliadora, eu fiquei empolgada em perceber o quanto Alagoas conseguiu fazer, sendo um dos estados com menor investimento. Para dar destaque, uma das coisas que mais me surpreendeu, foi o Compliance, iniciativa pioneira na administração direta estadual no país”, pontua Patrícia.
Sobre o Programa
O Profisco é uma linha de crédito condicional do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) aos Estados e ao Distrito Federal para financiamentos de projetos de aperfeiçoamento da administração das Receitas e da gestão fiscal, financeira e patrimonial dos estados brasileiros.
Mais lidas
-
1HABEMUS PAPAM
Leão XIV: Cardeal Robert Francis Prevost é eleito novo Papa da Igreja Católica
-
2VATICANO
Quem é o cardeal de Chicago que pode 'unir todas as tribos' no conclave
-
3PALMEIRENSES APOIAM APP DE MOTO
População de Palmeira dos Índios reage contra tentativa de vereadores de restringir atuação do aplicativo 99
-
4É PROIBIDO PROIBIR
STF considera inconstitucional restrição a transporte por aplicativo e garante livre concorrência
-
5MANIFESTAÇÃO
Caminhada por Justiça: familiares de Gabriel Lincoln realizam ato em Palmeira dos Índios neste sábado