Alagoas
Fátima Canuto protocola indicação para unidades de saúde de AL terem intérpretes de Libras
Atendendo as demandas dos alagoanos, a deputada estadual Fátima Canuto (PRTB) protocolou uma indicação na Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) para que sejam disponibilizados intérpretes de Língua Brasileira de Sinais – Libras, nas unidades de saúde da rede pública do Estado de Alagoas, promovendo a aplicação da Lei Federal 10.436 de 24 de abril de 2002. A indicação será encaminhada ao governador Renan Filho e ao secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres.
Segundo a parlamentar para prestar assistência a uma pessoa surda gera no mínimo aflição ao profissional da saúde e ao próprio , em virtude da ausência da oralidade e do não domínio da Libras, por parte dos profissionais.
“As dificuldades iniciam aos seres recepcionados e se perpetuam ao longo de sua permanência na unidade, e as orientações, cuidados e tratamentos tornam-se obstáculos que carecem de ser superados constantemente”, destacou Fátima.
Segundo a parlamentar, para tentar superar as dificuldades os profissionais implementam estratégias para promover a assistência das pessoas surdas, todavia, sem sucesso, no que diz respeito ao entendimento claro dos usuários surdos e da sua autonomia.
Mais lidas
-
1IPVA 2025
Sefaz divulga calendário de pagamento do IPVA em Alagoas
-
2FUTEBOL
Guardiola diz que má fase do Manchester City não é culpa de Haaland: 'É sobre nós'
-
3NO APAGAR DAS LUZES
OAB palmeirense cobra transparência na gestão municipal de Palmeira dos Índios
-
4FUTEBOL
A novidade do futebol em 2025 será o Super Mundial de Clubes
-
5MAIORIA FORMADA
Oito vereadores de Palmeira subscrevem petição da OAB e exigem explicações sobre mais contratos e recursos municipais da gestão do imperador