Alagoas
Sefaz capacita servidores para utilizar nova versão do Processo Administrativo Tributário Eletrônico
A Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL) iniciou uma série de treinamentos referentes a nova versão do Processo Administrativo Tributário Eletrônico (e-PAT). O mecanismo facilita a rotina dos servidores fazendários, bem como traz diversos benefícios ao contribuinte, por proporcionar maior agilidade e acesso aos trâmites tributários realizados.
A capacitação acontece até o dia 17 de abril no Bloco Administrativo Sílvio Carlos Viana, em Jacarecica. Esta é mais etapa de implantação da ferramenta e visa qualificar os servidores para prestar informações atualizadas no Domicílio Tributário Eletrônico (DTE). Desde o ano passado, o cidadão tem acesso em tempo real aos trâmites tributários por meio do DTE, dispensando, assim, a vinda presencial à Sefaz.
De acordo com a ministradora, Cecylia Marinho, o cidadão já pode inserir documentos no sistema em qualquer horário, atendendo as notificações existentes. Toda a tramitação fica disponível com o e-PAT para ser acessada pela internet. Do auto de infração protocolizado até o julgamento final do processo será desenvolvido no sistema. O intuito é sanar o máximo de volume de processos localizados na Secretaria.
O participante e auditor fiscal, Marcelo Machado, enfatiza a grande valia do curso que facilita os procedimentos tributários, tanto para o contribuinte como servidor da casa. “Estamos abandonando o papel, modernizando o instrumento de lançamento de crédito e fazendo tudo dentro de um sistema de informática mais que eficiente”, comenta.
Mais lidas
-
1FUTEBOL
Guardiola diz que má fase do Manchester City não é culpa de Haaland: 'É sobre nós'
-
2IPVA 2025
Sefaz divulga calendário de pagamento do IPVA em Alagoas
-
3FUTEBOL
A novidade do futebol em 2025 será o Super Mundial de Clubes
-
4NO APAGAR DAS LUZES
OAB palmeirense cobra transparência na gestão municipal de Palmeira dos Índios
-
5VAMOS A LA PLAYA
Vereadores eleitos de Palmeira dos Índios se refugiam em praia paradisíaca antes de posse e eleição na Câmara