Geral
Faturamento real da indústria sobe 1,1% em dezembro e 4,1% em 2018, diz CNI
Depois de subir 2,4% em novembro, o faturamento industrial voltou a apresentar expansão em dezembro de 2018, conforme dados divulgados nesta sexta-feira, 1º de fevereiro, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Na comparação com o mês anterior – e excluindo os efeitos de calendário – o faturamento real das fábricas brasileiras subiu 1,1% em dezembro do ano passado.
O volume faturado em dezembro pelo setor foi idêntico ao registrado no mesmo mês de 2017. Considerando as vendas de 2018 como um todo, o desempenho foi 4,1% superior ao de 2017.
Horas trabalhadas
Já a quantidade de horas trabalhadas na indústria subiu 0,1% em dezembro ante novembro. Em relação a dezembro de 2017, houve um recuo de 3,2% nas horas trabalhadas. No acumulado de 2018, o tempo de trabalho na produção foi 0,2% maior que o verificado no mesmo período do ano anterior.
Capacidade
Em dezembro, a Utilização da Capacidade Instalada (UCI) no parque industrial brasileiro avançou 0,5 ponto porcentual, passando de 77,0% para 77,5%, de acordo com dado ajustado. Em dezembro de 2017, a UCI estava em 77,6%.
Emprego
O emprego na indústria apresentou expansão de 0,9% em dezembro ante novembro do ano passado, informou a CNI. O porcentual já está livre de efeitos sazonais.
O nível de emprego da indústria brasileira em dezembro foi 0,1% superior ao registrado no mesmo mês de 2017. Considerando todo o ano de 2018, o emprego na indústria foi 0,2% maior que o acumulado no ano anterior.
Massa salarial
Já a massa salarial real dos trabalhadores da indústria cresceu 1,6% em dezembro ante novembro. Na comparação com dezembro de 2017, a massa de salários paga na indústria subiu 1,0%. Considerando todo o ano de 2018, houve recuo de 1,5% na massa salarial na comparação com o mesmo período do ano anterior.
Rendimento médio
O rendimento médio dos trabalhadores do setor cresceu 1,9% em dezembro ante novembro. A renda média dos funcionários das fábricas em dezembro foi 0,9% maior que a do mesmo mês do ano anterior. No acumulado do ano, o rendimento médio recuou 1,7% ante o mesmo período de 2017.
Autor: Fabrício de Castro
Copyright © 2019 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1HONRARIA
Enfermeira e professora Heloísa Helena recebe título de Doutora Honoris Causa pela UFAL
-
2QUALIDADE DE VIDA
Arapiraca vai receber duas novas áreas de convívio social
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara rejeita requerimentos sobre gastos da Guarda Municipal e relação de contratos de locação de imóveis da Prefeitura: transparência enterrada por 10 a 1
-
4DEBATE
Arapiraca recebe secretários municipais de Educação para debater programas e fortalecer ensino étnico-racial
-
5APELO
Rio Largo: empresário clama por ações para revitalizar o comércio e atrair investimentos