Geral
UE impõe medidas de salvaguarda definitivas a importações de aço
A Comissão Europeia, braço executivo da União Europeia, confirmou hoje que adotará medidas de “salvaguarda” definitivas sobre importações de aço a partir deste sábado (02). A iniciativa, que já havia sido antecipada em meados de janeiro, substitui medidas provisórias que estavam em vigor desde julho do ano passado.
Em março de 2018, a comissão lançou uma investigação como parte da resposta da UE à decisão do governo dos Estados Unidos de impor tarifas a importações de aço.
Segundo a comissão, a investigação concluiu que as importações de aço da UE vêm apresentando forte expansão, o que “ameaça seriamente” as siderúrgicas do bloco, “que ainda estão em posição frágil devido ao persistente excesso de capacidade no mercado siderúrgico global e a um número inigualável de práticas comerciais desleais de certos parceiros comerciais”.
As medidas afetam 26 produtos siderúrgicos e consistem na aplicação de tarifas de 25% para importações que excederem cotas predeterminadas.
A decisão é válida por até três anos, mas poderá ser revista se “as circunstâncias mudarem”, afirmou a comissão em comunicado.
Autor: Sergio Caldas
Copyright © 2019 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1HONRARIA
Enfermeira e professora Heloísa Helena recebe título de Doutora Honoris Causa pela UFAL
-
2QUALIDADE DE VIDA
Arapiraca vai receber duas novas áreas de convívio social
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara rejeita requerimentos sobre gastos da Guarda Municipal e relação de contratos de locação de imóveis da Prefeitura: transparência enterrada por 10 a 1
-
4DEBATE
Arapiraca recebe secretários municipais de Educação para debater programas e fortalecer ensino étnico-racial
-
5APELO
Rio Largo: empresário clama por ações para revitalizar o comércio e atrair investimentos