Variedades
Autor apostava na surpresa
Na entrevista que deu ao jornal O Estado de S. Paulo, Yalitza Aparicio contou que foi ao casting de Roma por pura curiosidade, porque, para falar a verdade, o nome de Alfonso Cuarón, embora tenha dirigido Harry Potter e recebido o Oscar, não significava nada para ela. Ela foi com a mãe e a irmã por razões de segurança. Temia que o casting fosse uma fachada do tráfico para atrair mulas para sua atividade criminosa.
Yalitza já ganhou e tem sido indicada para prêmios de interpretação, embora não fosse profissional. Na maior parte do tempo, atuou no escuro, sem roteiro. Sabia, no máximo, a situação e suas falas, nunca a do elenco interagindo com ela. Cuarón apostava no elemento surpresa.
O próprio diretor foi seu fotógrafo, e a imagem captada em preto e branco, por câmeras gigantescas – de 65 mm – nunca é menos que deslumbrante. A dificuldade para estacionar o carrão é metafórica. Prepara o público para a crise do próprio casamento. Tudo o que não é real, foi minuciosamente reconstituído. Roma é um assombro.
Autor: Luiz Carlos Merten
Copyright © 2018 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1OBITUÁRIO
Nota de Falecimento: Morre o Coronel Amaral, ex-secretário de Segurança Pública de Alagoas e referência do setor agropecuário no Sertão
-
2REAÇÃO
Recibo de cabaré com “tarifa do Trump” viraliza nas redes sociais
-
3POLÍTICA EM EVOLUÇÃO
Lula sela indicação de Marluce Caldas ao STJ em encontro com Lira, Renan Filho e JHC no Alvorada
-
4HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
5MORTE
Cânion Fortaleza: como é o parque no RS onde menina de 11 anos caiu e morreu