Cidades
Julio Cezar vai construir Posto de Saúde e acabar com logradouro histórico de Palmeira
Um absurdo e um atentado contra a história e memória de Palmeira dos Índios está prestes a acontecer: o prefeito Julio Cezar dará ordem de serviço amanhã (1) para construção de uma unidade básica de Saúde na Praça das Cassuarinas, logradouro histórico do município e que foi erguido em 1919 pelo prefeito Francisco Cavalcante com colaboração do governador Fernandes Lima. A Praça foi inaugurada em 1920 como Parque das Cassuarinas.
A ideia estapafúrdia só teve a aprovação do Secretário de Infra estrutura João Lessa e do prefeito Julio Cezar. Toda a equipe do gestor foi contrária a iniciativa que destrói a memória do povo palmeirense.
Sabe-se que o secretário de infra estrutura tem interesse na construção da UBS pois se trata de emenda do deputado Marx Beltrão, seu padrinho, na cidade e que o beneficia. E sabe-se também que o município teria outras alternativas para a construção da UBS, que também é importante para os usuários da saúde, sem que se destrua de vez um patrimônio histórico da cidade.
A praça que foi demolida no final da década de 70 é cantada em verso e prosa e foi palco de festas memoráveis da cidade e a principal área de convívio da Princesa do Sertão. Lá foram realizadas as famosas Festas da Primavera na década de 60 e o Micaríndio, na década de 90.
Até a festa do jegue que teve repercussão nacional foi realizada lá.
Os grandes shows e comícios da cidade são realizados no logradouro que por décadas espera sua revitalização.
Em 2002, na gestão de Albérico Cordeiro a prefeitura de Palmeira dos Índios contratou a peso de ouro um arquiteto renomado para projetar um memorial em homenagem a Graciliano Ramos, inclusive com monumento desenhado por Oscar Niemeyer.
A obra ficou no papel, mas os palmeirenses ainda acalentavam o sonho de ver a praça restaurada.
O projeto para a construção da UBS foi aprovado a toque de caixa pela Câmara de Vereadores antes da quizília existente atualmente entre os edis e o prefeito.
Palmeira dos Índios fica mais pobre a partir de amanhã com a destruição de sua memória urbanística.
E o poeta voltará a cantar com mais ênfase: “Mas acabaram com você Cassuarina, que triste sina na Princesa do Sertão!
E tal qual o prefeito da época, Minervo Pimentel que demoliu a Praça, Julio Cezar também ficará na história como o prefeito que sepultou de vez a memória do povo palmeirense.
Mais lidas
-
1DEMARCAÇÃO EM DEBATE
Homologação de terras indígenas em Palmeira dos Índios é pauta de reunião entre Adeilson Bezerra e pequenos agricultores
-
2JUSTIÇA ELEITORAL
TRE-SE cassa mandatos do Partido Liberal por fraude na cota de gênero
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Mesmo com nova gestora, a prefeita Luiza, 19 dos 24 secretários devem permanecer na prefeitura; veja a lista
-
4JUSTIÇA
Concurso dos cartórios de Alagoas: resultado e nomeação dos tabeliães
-
5SUCESSÃO
Disputa na OEA: Caribe se organiza e Paraguai busca apoio de Lula e Trump para novo secretário-geral