Política
Voto de Fachin lavou a alma, disse advogado de Lula
![Voto de Fachin lavou a alma, disse advogado de Lula](http://img.dhost.cloud/UzD1ZXGe-6MDcc0d3fxnKvWBxwM=/840x520/smart/s3.tribunadosertao.com.br/uploads/imagens/luizedsonfachin.jpg)
A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comemorou na noite desta sexta-feira, 31, o voto do ministro Edson Fachin, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a favor da candidatura do petista, preso e condenado no âmbito da Operação Lava Jato. Fachin abriu a divergência no julgamento em relação ao relator do caso, ministro Luís Roberto Barroso.
Fachin deu aval ao registro do petista, sob o argumento de que não é possível afastar o comunicado do Comitê de Direitos Humanos da ONU que defende o direito de Lula concorrer nas próximas eleições. Já Barroso se posicionou contra a candidatura do ex-presidente sob o argumento de que ele está enquadrado na Lei da Ficha Limpa.
“Eu acho que o voto do Fachin, independentemente do resultado, lava a alma, porque a decisão do comitê de Direitos Humanos da ONU foi chamada de ata de condomínio, do subcomitê do comitê”, disse o advogado Luiz Fernando Casagrande Pereira, um dos defensores de Lula no TSE.
“Acho que a gente deveria parar para uma reflexão. O ministro Fachin deu um voto profundo, vertical e desconstruiu – certo ou errado – o voto do Barroso. Ele desconstrói uma posição que subestimava o comitê da ONU, subestimava a decisão do comitê de ONU. O voto vertical, profundo, pode não prevalecer, mas ninguém vai pode dizer que o presidente Lula não tinha uma decisão hábil a garantir a sua candidatura”, avaliou Casagrande Pereira.
Sinal
A presidente do TSE, ministra Rosa Weber, balançou positivamente a cabeça em vários momentos durante a leitura do voto de Fachin. Um ministro do TSE ouvido reservadamente pela reportagem acredita que Rosa concordará com Fachin, mas que haverá maioria para rejeitar o registro de Lula.
Já dura mais de sete horas a sessão plenária do TSE que deu aval aos registros de José Maria Eymael (Democracia Cristã) e Geraldo Alckmin (PSDB) e discute agora o registro de Lula.
Ainda faltam votar no caso Lula cinco ministros: Jorge Mussi, Og Fernandes, Admar Gonzaga, Tarcísio Vieira e Rosa Weber. A expectativa é a de que a discussão avance madrugada adentro.
Autor: Rafael Moraes Moura, Amanda Pupo, Renan Truffi e Teo Cury
Copyright © 2018 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1ATO OBSCENO
Casal é flagrado fazendo sexo em praça no Centro de Palmeira dos Índios
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Vereador Helenildo Neto propõe projetos para fortalecer ética na administração pública afastando criminosos do serviço público e garantir transporte para crianças com deficiência
-
3JOGO DURO
Mesa da Câmara de Vereadores de Palmeira propõe emenda que pode levar à cassação do prefeito por omissão de informações
-
4OBITUÁRIO
Ex-conselheiro tutelar de Palmeira dos Índios morre em grave acidente em Pernambuco
-
5PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Após tragédia, Vereadores de Palmeira dos Índios acatam sugestões da Tribuna do Sertão para segurança no Açude do Goití