Variedades
Justiça manda excluir vídeos contra atriz que falou sobre Bolsa Família

Em outubro de 2016, a atriz Alexia Dechamps foi chamada de racista nas redes sociais após dizer que “pagava o Bolsa Família” de nordestinos durante uma audiência pública na Câmara dos Deputados que discutia a proibição da vaquejada. A fala gerou vídeos e comentários críticos no Facebook e então a atriz processou a rede social – e, recentemente, teve sua primeira vitória.
Há uma semana, o juiz Ledir Dias de Araújo, da 13ª Vara Cível do Rio de Janeiro, decidiu que o Facebook deve tirar do ar imediatamente seis publicações que ofendem Alexia, chamando-a de racista e drogada. A cada dia que o Facebook descumprir a ordem, deve pagar uma multa de R$ 5 mil.
Cinco dos vídeos são do deputado Pedro Vilela (PSDB-AL), que discutiu com a atriz ainda durante a sessão na Câmara. Outro vídeo é da página Na Política e na Rua, em que um homem chamado Oliver Brasil acusa Alexia de racismo, xenofobia e ainda fala que ela é drogada, enquanto defende a prática da vaquejada.
A decisão foi proferida no dia 26 de julho e o juiz deu prazo de 48 horas para o Facebook cumprir, porém, até esta terça-feira, 7, todas as publicações ainda estavam no ar. De acordo com a assessoria, o Facebook ainda não foi notificado da decisão.
Copyright © 2018 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1HONRARIA
Enfermeira e professora Heloísa Helena recebe título de Doutora Honoris Causa pela UFAL
-
2QUALIDADE DE VIDA
Arapiraca vai receber duas novas áreas de convívio social
-
3DEBATE
Arapiraca recebe secretários municipais de Educação para debater programas e fortalecer ensino étnico-racial
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara rejeita requerimentos sobre gastos da Guarda Municipal e relação de contratos de locação de imóveis da Prefeitura: transparência enterrada por 10 a 1
-
5APELO
Rio Largo: empresário clama por ações para revitalizar o comércio e atrair investimentos