Alagoas
Seduc promove a Semana Alagoana da Voz para professores

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) promovem, este mês, a Semana Alagoana da Voz, voltada para professores da rede pública e privada. A programação teve início nesta segunda-feira (16) e prossegue até o próximo dia 26 de abril com o tema ‘Seja amigo da sua voz’. A ação conta com a parceria da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) e ecretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio do Centro de Referência Estadual de Saúde do Trabalhador (Cerest).
O programa, que acontece concomitante com a Semana da Saúde na Educação, faz parte do Programa Voz que Ensina, que já existe há algum tempo e abrange escolas de todas as Gerências Regionais de Educação do Estado. Um trabalho preventivo cuja proposta é passar orientações vocais para os servidores da Educação para que eles previnam possíveis problemas de saúde decorrentes da voz.
A fonoaudióloga da Superintendência de Valorização de Pessoas da Seduc , Rayné Melo, explica que o programa foi instituído em 2011, após uma lei inserida no Programa de Atenção e Vigilância à Saúde Vocal do professor da rede estadual de ensino.
“O programa contempla vários órgãos da Seduc, em caráter preventivo, que são as oficinas de voz. Por isso foi instituído o Programa Voz que Ensina, que contempla também a perícia médica, onde dois peritos trabalham na readaptação do servidor para os casos de disfonia, que são alterações da voz”, relatou Rayné.
Os professores diagnosticados com disfonia, após receberem atendimento com o laudo do otorrino e com um relatório do fonoaudiológico, passarão por um período de readaptação de 120 dias.
Confira a programação da Semana Alagoana da Voz
17/04 (Terça-feira)
Horário: 9h
Local: Escola Estadual Theonilo Gama, Maceió – Oficina de Voz
18/04 – (Quarta-feira)
Horário: 9h – 16h)
Local: Secretaria da Educação, (Cepa – Área 13º Gere)
Orientações à comunidade escolar
Horário: 14h
Local: Escola Estadual Rotary, Maceió – Oficina de Voz
19/04 (Quinta-feira)
Horário: 9h
Local: Escola Estadual Pedro Reys – Igreja Nova
Oficina de Voz e Colégio Marista – Maceió – Plantão da Voz
24/04 (Terça-feira)
Horário: 9h
Local: Secretaria Municipal de Educação de Murici – Oficina de Voz
26/04 (Quinta-feira)
Horário: 8h30
Local: Escola Municipal Prefeito Benício Ferreira – Povoado Pé Leve – Limoeiro de Anadia) – Palestra Saúde Vocal.
Mais lidas
-
1ADEUS AO MESTRE CHICO POTIGUAR
Morre aos 84 anos o professor Francisco Vieira Barros, referência da Matemática e da educação em Palmeira dos Índios e Alagoas
-
2FOLHA INCHADA
Câmara de Vereadores de Palmeira dos Índios escancara descontrole: contratados e comissionados superam em mais de cinco vezes os efetivos
-
3LOTERIAS
Aposta de São Paulo acerta a Mega-Sena e leva prêmio de R$ 2,7 milhões
-
4RÚSSIA
A zona tampão na fronteira com Ucrânia é necessária devido aos ataques ucranianos contra civis, afirma Putin
-
5ACABOU A SINECURA
Folha paralela da Câmara de Vereadores de Palmeira dos Índios: MP firma TAC e dá prazo para exoneração em massa; veja a lista