Alagoas
Alagoas é pioneiro em projeto de mobilidade urbana e sustentável


Segundo o secretário da Fazenda, George Santoro, o programa é sinônimo de desenvolvimento. Márcio Chagas e Ascom Sefaz
Mobilidade urbana, inclusão social e geração de emprego e renda são pilares da atuação da ONU em Alagoas. O programa Vida Nova nas Grotas, por exemplo, vem atendendo 76 comunidades de Maceió em parceria com o Governo de Alagoas. Depois do sucesso da iniciativa, a Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas, que coordena as ações da ONU-Habitat no Estado, tem o prazer de anunciar mais um projeto. Intitulado de “O Desafio da Inovação em Economias Emergentes”, a ação é uma parceria entre Sefaz/AL e a Agência de Energia da Suécia. As palavras chaves agora são inovação e energia limpa.
Trata-se da primeira vez que algo semelhante acontece no país. Alagoas sai na frente mais uma vez, se igualando a países como Índia, Indonésia, China, México e África do Sul. Além do nosso Estado, apenas Rio de Janeiro e Curitiba são confirmadas no projeto até o momento.
Com previsão para desenvolvimento ainda no primeiro semestre de 2018, o estudo de viabilidade contempla as seguintes áreas: mobilidade sustentável, sistemas locais de geração de energia vinculados ao planejamento urbano, participação cidadã e o papel da tecnologia para autoridades locais. Serão coletadas informações quanto à redução de CO2 e impactos na sociedade.
Segundo o secretário da Fazenda, George Santoro, o programa é sinônimo de desenvolvimento. “Ao mesmo tempo em que a iniciativa tende a diminuir a emissão de gás carbônico na atmosfera, também irá auxiliar na mobilidade urbana tendo como preceito a sustentabilidade climática. A parceria da Fazenda com a Agência de Energia da Suécia é um intercâmbio tecnológico potente, viabilizado pela atuação do Vida Nova nas Grotas”.
O projeto foi apresentado formalmente na quarta-feira (11), na sede Sefaz/AL. Participaram da reunião os representantes das secretarias de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Transporte e Desenvolvimento Urbano, bem como a de Ciência, Tecnologia e Inovação. Na ocasião, cada secretaria deu um panorama do trabalho do governo nas áreas-chave. Planejamento, marco legal e projetos no setor de transporte, mobilidade sustentável e desenvolvimento urbano, além dos projetos prioritários, foram exemplificados.
Também esteve presentes no debate o coordenador Global do projeto e especialista em planejamento urbano, Javier Torner; o representante da Swedish Incubators & Science Parks/Agência de Energia da Suécia, Olle Dierks; o consultor responsável pela realização das análises feitas na capital alagoana, Alberto Silva e a assistente do projeto no Brasil, Bruna Gimba. Ainda acompanhado pela equipe do ONU-Habitat no escritório de Alagoas, Daphne Besen, Paula Zacarias e Jônatas de Paula.
REFERENCIAL GLOBAL
A Swedish Incubators & Science Parks, a Agência de Energia Sueca, foi designada como instituição coordenadora da provisão de energia e do setor de transportes. Para assegurar esses investimentos em mobilidade urbana e geração de energia, foi desenvolvida a plataforma “Um Desafio da Suécia”. O objetivo é que ela atenda às necessidades identificadas com soluções ajustadas, servindo de apoio aos setores públicos e privados. A partir de agora, a ideia dessa parceria é trabalhar para obter um sistema de transporte não-dependente de energias fósseis e aumentar a eficiência energética como um todo.
Mais lidas
-
1ARAPIRACA
Ponte-passarela será atração em espaço de lazer e preservação ambiental em Arapiraca
-
2HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
3TROCA-TROCA
Acordão político avança: nomeações de secretários-adjuntos na Prefeitura de Palmeira dos Índios seguem contemplando aliados da Câmara
-
4CÂMARA
Psol e PT anunciam obstrução em Plenário contra decisão do Conselho de Ética de cassar Glauber Braga; acompanhe
-
5EM ENTREVISTA
Ex-prefeito James Ribeiro lança indagações e cobra transparência: “Quem paga o motorista e os capangas de Júlio Cezar?”: