Geral
Reparo dos danos ambientais pode levar até 45 dias, diz presidente de mineradora
Todo o reparo dos danos ambientais provocados pelos dois incidentes no mineroduto da Anglo American levará de 30 a 45 dias e consumirá cerca de R$ 60 milhões da companhia, volume que pode ainda ser elevado após as conclusões das investigações que estão em curso, informou o presidente da mineradora no Brasil, Rubens Fernandes. O executivo disse, a jornalistas, que o vazamento foi de minério e não de rejeitos, e que o comprometimento e extensão dos danos, portanto, minimizados.
O mineroduto da Anglo American teve dois vazamentos, provocados por falha na solda de partes da estrutura, conforme divulgado pela Secretaria do Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).
Depois do último vazamento, na semana passada, houve um segundo incidente, que levou a companhia a anunciar suspensão do projeto por 90 dias para investigações. “Depois do primeiro incidente seguimos todo o protocolo para retomar a produção. Não tivemos nenhuma sinalização de que o problema era estrutural. Retomamos a produção com anuência dos órgãos ambientais e no processo de retomada tivemos o segundo incidente. Isso mostrou que precisaremos dessa checagem completa”, disse.
Esse problema, segundo o executivo, não atrasa o cronograma de expansão da mina. O projeto Minas-Rio deverá estar rodando em ritmo de 26 milhões de toneladas anuais a partir do fim de 2020.
Autor: Fernanda Guimarães
Copyright © 2018 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1GRAVE ACIDENTE
Fisioterapeuta morre e filhos sobrevivem após colisão frontal entre carro e caminhão, em Marechal Deodoro
-
2ESCÂNDALO NO CSE
Áudio de Ibson Melo escancara crise no CSE: acusações contra Carlos Guruba agitam bastidores do clube; ouça o áudio aqui
-
3NESTE SÁBADO
Três pessoas morrem carbonizadas após colisão entre carro e carreta na BR-423, em Inhapi
-
4UCRÂNIA
Zelensky admite conversas com Rússia, mas somente se Ucrânia estiver 'fortalecida' e não sozinha
-
5SUSPEITO
Polícia tenta confirmar participação de vereador do MDB na morte de ‘Alan da Casal’