Geral
Coreia do Sul elogia ação da China para convencer Coreia do Norte a dialogar
O diretor de segurança nacional da Coreia do Sul, Chung Eui-yong, elogiou nesta segunda-feira o papel do governo do presidente chinês, Xi Jinping, para convencer a Coreia do Norte a dialogar para abandonar seu programa nuclear. A declaração é dada após o líder norte-coreano, Kim Jong-un, e o governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, concordarem com uma reunião entre os dois líderes.
Chung informou o principal assessor de política externa da China, Yang Jiechi, sobre o diálogo recente entre as Coreias e se encontraria também com Xi. A autoridade sul-coreana disse que o presidente de seu país, Moon Jae-in, acredita que os avanços conseguidos na Península da Coreia tiveram o apoio ativo e a contribuição do presidente chinês e do governo do país.
Yang, por sua vez, afirmou que Pequim insiste que as partes “se concentrem em resolver a questão por meio do diálogo e das consultas”.
Na semana passada, Chung disse que Trump e Kim se reúnem até maio para tratar do fim do programa nuclear norte-coreano. Kim afirmou durante diálogo com sul-coreanos que estava comprometido com o tema e que a Coreia do Norte não realizará mais testes nucleares ou de mísseis durante esse diálogo, segundo Chung.
Líder da agência de espionagem sul-coreana, Suh Hoon realiza visita ao Japão, a fim de informar autoridades locais sobre o progresso no diálogo com o regime de Pyongyang. Fonte: Associated Press.
Autor:
Copyright © 2018 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1GEOLOGIA
Pesquisadores revelam que meteorito que atingiu a Escócia caiu há menos tempo do que pensávamos
-
2SAÚDE EM COLAPSO
Interior de Alagoas denuncia desassistência, descredenciamentos e omissão da operadora UNIMED
-
3ALAGOAS CONTRA FAKE
Alerta de fake news: É falsa a informação de mudança no calendário de pagamento dos servidores públicos estaduais
-
4Crônica
E o imperador foi embora
-
5A POLÍTICA COMO ELA É
Com Arthur Lira como um dos grandes articuladores, nasce a Federação União Progressista: maior força partidária do Brasil mira 2026