Política
Ministro Luiz Fux admite discutir candidatura de ‘fichas sujas’

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luiz Fux, disse nesta quinta-feira (8) que a corte poderá rediscutir a possibilidade de candidatos enquadrados na Lei da Ficha Limpa disputarem as eleições.
Aprovado após iniciativa popular, o projeto prevê a inelegibilidade de cidadãos condenados em segunda instância ou por órgãos colegiados, ainda que caiba recurso pela absolvição no Superior Tribunal de Justiça (STJ).
É o caso, por exemplo, do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, sentenciado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) a 12 anos e um mês de prisão, o que o impediria de disputar as eleições de 2018, embora ele e o PT insistam na candidatura.
No entanto, a própria lei abre a possibilidade de um “ficha suja” concorrer, caso consiga uma decisão favorável do STJ. “É isso que vamos avaliar aqui, vamos avaliar em que grau de jurisdição foi deferida essa liminar”, disse Fux, um dia depois de assumir a presidência do TSE.
Os candidatos das eleições de 2018 terão até 15 de agosto para pedir o registro de suas campanhas no Tribunal Superior Eleitoral. (ANSA)
Mais lidas
-
1HABEMUS PAPAM
Leão XIV: Cardeal Robert Francis Prevost é eleito novo Papa da Igreja Católica
-
2VATICANO
Quem é o cardeal de Chicago que pode 'unir todas as tribos' no conclave
-
3QUALIDADE DE VIDA
Arapiraca vai receber duas novas áreas de convívio social
-
4PALMEIRENSES APOIAM APP DE MOTO
População de Palmeira dos Índios reage contra tentativa de vereadores de restringir atuação do aplicativo 99
-
5MANIFESTAÇÃO
Caminhada por Justiça: familiares de Gabriel Lincoln realizam ato em Palmeira dos Índios neste sábado